sábado, 2 de setembro de 2017

CÂMARA MUNICIPAL DE MIPIBU DISCUTE "PROTEÇÃO À MULHER" EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

A deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar da Mulher, da Assembleia Legislativa, Cristiane Dantas (PCdoB) participou durante toda quinta-feira (31) do encerramento da campanha do Agosto Lilás, Mês de Proteção à Mulher pela Lei N° 10.066/2016. A programação aconteceu no município de São José de Mipibu e contou com a realização de uma audiência pública pela manhã e uma corrida amadora no fim da tarde, que reuniu dezenas de pessoas.
A audiência pública foi realizada na Câmara Municipal e reuniu autoridades políticas como a presidente do Poder Legislativo, Verônica Senra; vice-prefeito Zé Figueiredo; a secretária municipal de Assistência Social, Suênia Abrantes; secretária municipal de Cultura, Kélia Serafim; secretário municipal de Saúde, Alexandre Dantas; secretário municipal adjunto, Jefferson Souza; secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Aline Gonçalves; secretário municipal de Obras, Daltro Emerenciano, que representou o prefeito Arlindo Dantas; os vereadores Daniel FerreiraSimone Gomes e José Marcos (Caboclinho); a secretária estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria; a coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres, Sabrina Lima e a promotora de justiça, Érica Canuto.
Na oportunidade a deputada Cristiane Dantas destacou a importância da realização do mês alusivo à proteção à mulher. “Foi muito importante no Agosto Lilás dar eficácia à Lei Maria da Penha com ações de prevenção e educação nas escolas, induzir que as mulheres denunciem essa violência. O Agosto Lilás foi um grande marco no nosso Estado com a bandeira do combate à violência contra a mulher”, avaliou a presidente da Frente Parlamentar da Mulher.
A parlamentar destacou ainda as duas leis de sua autoria, do Agosto Lilás e da Patrulha Maria da Penha, que estão sendo executadas pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e de Segurança Pública e Defesa Social.
A coordenadora de Politicas Públicas da Mulher da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Sabrina Lima destacou a importância das ações ao longo do mês de agosto. “É uma grande felicidade finalizar esse mês vendo o município implantou um organismo próprio para se pensar ações e política para o combate à violência de gênero. Ressaltou ainda que a violência doméstica tem que ser vista como política transversal na educação e segurança”, comentou Sabrina Lima.
O delegado de São José de Mipibu, Marcos Géris, vê esse tipo de crime com preocupação, pois segundo ele, 50% das ocorrências do município são ligadas à violência doméstica. “Tem semana que tem sete procedimentos abertos dessa natureza. Apesar de a mulher ter crescido socialmente, nos relacionamentos ela continua sendo a principal vítima. Procuramos dar um tratamento especial para as mulheres, temos uma escrivã mulher que faz o atendimento. Temos o sonho de trazer uma delegacia da mulher pra cá”, declarou o delegado.
Ao fim da audiência, a deputada solicitou a criação de uma Sala Lilás na delegacia de São José e disse que vai reivindicar a Secretaria de Segurança do Estado, a implantação da Delegacia da Mulher no município para atender os casos da região Agreste.
Corrida
No fim da tarde a realização da 1ª Corrida Amadora de Mulheres marcou um momento de confraternização e conscientização sobre a violência doméstica. A largada aconteceu em frente ao CAIC e terminou na Praça em frente à Igreja Matriz da cidade, onde ocorreram apresentações culturais. Cerca de 80 mulheres participaram da corrida, sendo que seis receberam troféus e brindes. A corrida foi organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e também foi prestigiada pela secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do RN, Flávia Lisboa.

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário