quarta-feira, 2 de março de 2016

SÃO JOSÉ DE MIPIBU - VEREADOR MÁRCIO FREIRE ESTÁ EM DEFESA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

A Luta Antimanicomial significa a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, pensamento que vai contra as ideias defendidas pelos manicômios e/ou hospitais psiquiátricos. Nesse sentido, redireciona o modelo de acolhimento e tratamento aos CAPS e a outros componentes da Rede de Atenção Psicossocial, os quais trabalham na perspectiva humanizada e de livre acesso do indivíduo na sociedade.
A convite do médico psiquiatra e sanitarista, Drº Epitácio Andrade, que está coordenando o grupo terapêutico "SAÚDE MENTAL E CULTURA", no CAPS São José de Mipibu, o vereador Márcio Freire foi convocado a participar de um momento com usuários do serviço. O objetivo desse encontro foi de que forma o legislativo pode intervir no sentido de municipalizar o Dia 18 de Maio, o Dia da Luta Antimanicomial.
Coerente e bem fundamentado em assuntos ligados ao legislativo, Márcio fez uma explanação sobre a possibilidade de tornar esse dia Projeto de Lei e garantiu lutar em defesa do CAPS da nossa cidade.
Em cada depoimento, a união e o somatório de forças em prol da luta em defesa dos direitos, da liberdade, da autonomia e da ressocialização de cada usuário. Proposta esta desenvolvida nos CAPS.
Ao final, tendo em vista questionamentos do grupo, Drº Epitácio elaborou pauta para o próximo encontro, agradeceu ao vereador pela receptividade, compromisso e disponibilidade, falou sobre a importância da parceria com  o NESC/UFRN e convidou toda a Família CAPS para o lançamento do seu livro, no próximo dia 14 de março, na Assembleia Legislativa.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário