quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O FUTEBOL ESQUECEU UM DOS GRANDES DESPORTISTAS MIPIBUENSES: SEU CÍCERO PAULINO

Aos 86 anos de idade e uma trajetória de vida cheia de grandes lutas e batalhas, Seu Cícero Paulino fez história em São José de Mipibu, sobretudo, no futebol. Segundo depoimento, fundou, juntamente com o saudoso Moizaniel de Carvalho, o Arsenal Esporte Clube, o qual sobrevive, até hoje, além das equipes, Estrela do Mar e Cruzeiro.

Natural de Santa Luzia, na Paraíba, e descendente de italiano, Seu Cícero atuou como jogador de futebol, na posição de meio de campo, bem como esteve diretor e treinador de muitos times de futebol do município.

Reconhece o avanço e a tecnologia do futebol moderno, porém, lamenta a indisciplina dos atuais jogadores, que, depois dos treinos, abusam do álcool e de outros excessos.

Quando perguntei sobre sua maior alegria no esporte, respondeu: "Na minha época, honrava-se a camisa dos clubes, respeitava-se seus comandantes e a maioria dos jogadores, mesmo amadores, eram muito mais comprometidos e disciplinados.

Comerciante desde os 10 anos, atualmente, tem uma mercearia, em sua residência, onde passa boa parte de seu tempo. Seu Cícero, ainda, organizou vários carnavais, na cidade, bailes e festas na antiga Associação Esportiva Mipibuense.
Preocupado com a educação de um grupo de alunos, doou à prefeitura do nosso município o terreno onde hoje funciona a Escola Municipal Maria Aparecida. Uma atitude louvável, digna de homens de visão.

Hoje, lamenta seu nome ser esquecido no meio futebolístico. "Nunca recebi convite de membros da direção do Arsenal, para participar de reuniões, eventos, jogos comemorativos ou reconhecer a minha história de luta em favor do futebol local".

Aqui, faço um apelo ao Professor Dalmo Pereira, atual Secretário Municipal de Esportes, rever a importância desse homem, criador dos primeiros times de futebol da nossa cidade, no sentido de prestar uma grande homenagem a quem, realmente, contribuiu com as bases e com a história do futebol em Mipibu.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

1 comentários:

Parabéns, Alexandre por esta grande matéria conhecendo quem já fez muito pelo esporte da nossa querida São José.
Tarcísio de Melo Freire
Teresina Pi.

Postar um comentário

poste seu comentário