quinta-feira, 3 de julho de 2014

SÃO JOSÉ DE MIPIBU - IGREJA MATRIZ DE SANT'ANA E SÃO JOAQUIM PASSA POR MANUTENÇÃO

Desde o dia 10 de junho, a Igreja Matriz de Sant'ana e São Joaquim, maior símbolo da religiosidade do povo de São José de Mipibu, passa por manutenção.
Com isso, as principais celebrações foram transferidas para o Centro Social Monsenhor Antônio Barros e outras localidades, de acordo com cada setor missionário católico.
Segundo o senhor Canindé Ribeiro, coordenador geral da manutenção, "Se tudo transcorrer no ritmo de trabalho da nossa equipe, o prédio estará pronto no dia 18 deste mês".

"Voltando na história, a matriz foi o primeiro prédio erguido na então Vila de São José do Rio Grande, com três etapas de sua construção até os dias de hoje.  Sua construção se deu no começo de 1740, com a ampliação da capela feita pelos antigos missionários Jesuítas, sendo assim, atendendo uma nova demanda de fiéis, os frades Capuchinhos de origem italiana, iniciaram com a nave principal. 

Em meados de 1842 e 1894, durante a passagem do vigário daquela freguesia chamado de Cônego Gregório Ferreia de Lustrosa, houve uma ampliação da igreja, construindo assim as duas torres e corredores laterais e os dois altares laterais. Outra grande reforma ocorreu em 1857, onde foi retirado o assoalho de madeira do coro e escadas das duas torres, substituindo por concreto; os forros de madeira também foram substituídos por concreto. Durante mais de 250 anos de história a igreja sofreu todas essas reformas, dentre elas a colocação e recentemente a retirada dos azulejos da fachada" (PASCOM-SJMipibu). 

Atentos, os padres Matias Soares e José Lenilson, juntamente com os responsáveis pelo trabalho, Wellington Barbosa e o senhor Canindé, acompanham de perto, observando cada detalhe. Um serviço que deve ser minucioso e de qualidade, já que se configura zelo e cuidado ao patrimônio histórico-religioso do município.

Desde já, sabendo que a igreja mantém essas e outras importantes reformas, manutenções e construções por meio da ajuda financeira de fiéis-paroquianos, conclamamos o povo religioso para se fazer presente, no sentido de contribuir com este grande projeto.
Quem quiser ser parceiro de mais esta louvável e significativa obra de Deus, fazer depósito na conta: 8.038-1; Agência: 2642-5; conta da Paróquia de Sant'ana e São Joaquim.
Este blog, por inúmeras vezes, mostrou o trabalho desses religiosos, comprometidos com a igreja, com a fé cristã dos paroquianos mipibuenses e, sobretudo, engajados nas discussões sociais. Além de conduzirem seus paroquiatos de forma honrosa, têm uma visão empreendedora, a qual rende, a cada dia, construção e reforma em capelas por todo o município. Aos padres e amigos Lenilson e Matias meu respeito, admiração e agradecimento em nome de toda a população de São José de Mipibu. Querer o bem é o lema da igreja. Particularmente, sou fã desses projetos, os quais visam ao bem  e à paz da coletividade.
Por trás de grandes projetos, há grandes lideranças, homens e mulheres de inteligência refinada. Administrativamente e pastoralmente, o pároco Matias Soares é um dos principais responsáveis pelo sucesso da paróquia de Sant'ana e São Joaquim em todo o estado. Ser humano de planejamento, atitude e um defensor incansável do que é ético e sensato em nome dos cristãos católicos.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário