domingo, 27 de julho de 2014

PADRE MATIAS SOARES: UMA LIDERANÇA RELIGIOSA QUE FORTALECE A FÉ DO POVO MIPIBUENSE E SABE COMO ARRASTAR MULTIDÕES

O que é ser líder? Na verdade, segundo os escritos, líder é aquele(a) capaz de influir; sua opinião é referência no meio em que vive. Nesse sentido, em nossa comunidade, temos um legítimo representante. Há pouco tempo à frente da Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim, o Padre Matias Soares resgatou a fé católica, atraiu o povo à igreja e desenvolve um paroquiato sério, planejado e de grande atuação sócio-religiosa em São José de Mipibu.
Homem focado nos interesses da sociedade e da religiosidade do povo de Deus, embora essa atitude desagrade a meia-dúzia de pessoas que, segundo ele mesmo, "Estão na igreja, mas não são igreja!". Apoia instituições católicas locais, referência em Educação (Instituto Pio XII); projetos sociais e humanitários (Abrigo Anízia Pessoa), bem como o Centro Social Monsenhor Antônio Barros, espaço onde ocorrem as melhores e mais tradicionais festas sociais das famílias mipibuenses. É empreendedor nato, na construção e reforma de inúmeras capelas em várias comunidades, como também zela por terrenos da paróquia e estruturas arquitetônicas, como por exemplo, a manutenção recente do nosso maior templo religioso, a IGREJA MATRIZ.
A cada dia, incansável e obstinado que é, alcança outros degraus em prol das pessoas e do bem da coletividade. A igreja católica mantém um grandioso projeto de resgate aos dependentes químicos. A Comunidade Católica Boa Nova trabalha oferecendo acompanhamento a usuários de álcool e outras drogas. O principal foco é oração, força de vontade e a ocupação da mente por meio de inúmeras atividades, a fim de evitarem a ociosidade e, consequentemente, a abstinência.
Além das missas na igreja matriz e por todas as comunidades periféricas, Matias Soares evangeliza, prega e direciona seus significativos questionamentos sócio-político-religiosos nos diversos programas de rádio, na Olho D'água FM, coordenados por grupos da igreja.

Ontem (26/07), o povo saiu às ruas, para comemorar a festa de encerramento dos padroeiros Sant'Ana e São Joaquim. Um evento milenar, mas, indiscutivelmente, muito mais planejado, organizado e com a presença em massa do povo.


Em meio às mazelas sociais e à violência que impera em nosso meio, o que credencia São José de Mipibu, na atual conjuntura, como a 3ª cidade mais violenta do estado, resta-nos, além de cobrarmos das nossas autoridades e unirmos forças, rezarmos, aproximarmos de Deus e fortalecermos a fé.
Trabalho planejado, engajado e eficiente; setores missionários; MEJ; ECC, Infância Missionária; outros grupos católicos; missas em todas as localidades; atuação da PASCOM (comunicação) e programas de rádio; planejamento e investimento na realização da festa dos padroeiros; grupos musicais, de dança e coreografia; atuação social e efetiva; fortalecimento da fé; empreendedorismo, entre outros fatores, fazem com que a igreja de Mipibu seja referência em todo o estado e, consequentemente, eleve a auto-estima da população, fazendo com que esta esteja presente aos momentos católico-religiosos. 

Matias tem atuação que extrapola o templo católico local, como vigário episcopal sul da Arquidiocese de Natal, ajudando o bispo no governo arquidiocesano; é membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese e do Conselho Pastoral Arquidiocesano e membro do Conselho Editorial do Jornal A Ordem da Arquidiocese.

Faz parte da equipe que prepara as novenas do Natal em Família do Regional Nordeste II da CNBB e membro da Coordenação Pastoral Arquidiocesana.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário