sexta-feira, 16 de maio de 2014

GOVERNADORA PLEITEIA MAIS INVESTIMENTOS PARA A SAÚDE EM AUDIÊNCIA EM BRASÍLIA

A Governadora Rosalba Ciarlini se reuniu nesta quarta-feira (14), em Brasília, com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, para pleitear a análise e agilização nos trâmites de alguns processos referentes à Saúde Pública do Rio Grande do Norte que estão aguardando aprovação pelo Ministério da Saúde. Acompanharam a Chefe do Executivo potiguar o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e o Deputado Federal, Betinho Rosado.
Durante o encontro, a Governadora repassou às mãos do Ministro da Saúde o Plano Quadrimestral da Sesap, que descreve as metas do Governo do Estado para a Saúde Pública e apresentou uma síntese das ações realizadas em sua gestão.
Outro assunto tratado na reunião foram os ajustes no recebimento da contrapartida do Governo Federal para manter o atendimento aos usuários do SUS no Hospital da Mulher, em Mossoró. A unidade hospitalar é considerada de extrema importância para a região oeste e alto oeste do estado na assistência materno infantil.
“Precisamos da ajuda do Governo Federal para continuarmos oferecendo os serviços de qualidade em toda a nossa rede estadual, principalmente no Hospital da Mulher, em Mossoró, que há três anos funciona exclusivamente com recursos estaduais”, destacou a Governadora.
“Nem os leitos de UTI, nem os de gestação de alto risco do Hospital da Mulher recebem investimentos do Ministério da Saúde. A unidade vem sendo mantida, exclusivamente, com recursos oriundos do Governo Estadual, apesar das dificuldades econômicas vivenciadas pelo estado”, destaca o secretário de Saúde.
A audiência realizada nesta manhã, em Brasília, serviu para pleitear a recomposição do teto financeiro do estado, além da ampliação da rede de oncologia com a habilitação de Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) em Natal e Mossoró.
 “Na área da oncologia, onde se realizam procedimentos de quimioterapia e radioterapia, o Governo do RN viabilizou com recursos próprios a compra de dois aceleradores lineares (aparelhos de radioterapia) que custaram em torno de R$ 6 milhões, sendo um para a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer e outro para a Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer (Natal) e vem mantendo sozinho esta assistência para o tratamento do câncer no estado”, ressalta a Governadora.
Entre os processos em tramitação no Ministério da Saúde estão: a habilitação de 17 leitos de UTI Neonatal em Natal (Hospital Varela Santiago e Hospital Santa Catarina) e Mossoró (Hospital da Mulher e Casa de Saúde Dix-Sept Rosado); a habilitação de 23 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Canguru em Mossoró (Hospital da Mulher e Casa de Saúde Dix-Sept Rosado); renovação da pactuação da cardiologia infantil; a habilitação do Hospital da Mulher como unidade de referência para gestação de alto risco; habilitação e qualificação de 5 ambulâncias do Samu 192/RN, que permitirá ativar mais uma Unidade de Suporte Avançado (USA) no Seridó, além de questões relativas às redes de urgência e emergência, atenção à saúde mental, rede Cegonha e cuidados oncológicos.

Fotos: Rodolfo Stukert

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário