sexta-feira, 16 de maio de 2014

ATENÇÃO PRÉ-UNIVERSITÁRIOS! A UFRN AJUDA ALUNOS A ESCOLHEREM A PROFISSÃO


Cerca de dois mil jovens secundaristas encheram as alamedas, salas de aula do Setor IV e auditório do Anfiteatro do CCET da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no primeiro dia, 14 de maio, da 6ª Mostra das Profissões. Todos a procura da mesma coisa: informação que os ajudem a escolher futuras profissões.

O auditório da reitoria, o Setor de Aulas IV e o Anfiteatro do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) lotaram com estudantes de escolas de Natal e do interior do estado. No auditório da reitoria, por exemplo, quem veio de Currais Novos escutou atentamente uma das professoras detalhar o perfil, as exigências e sacrifícios que a profissão de médico exige. A expectativa era grande, pois o Curso de Medicina Multicampi acaba de ser autorizado pelo MEC para receber a primeira turma de acadêmicos na região do Trairi e Seridó, no início do próximo semestre.

Informação ajuda à opção

Ao estimular os visitantes da Mostra de Profissões, a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz pontuou que a qualidade da UFRN é uma mistura de bons professores, projetos pedagógicos adequados à realidade social e de mercado e uma infraestrutura moderna que fazem dessa a melhor universidade do norte e nordeste.

Em tom de aconselhamento, a reitora lembrou mesmo recebendo informações dos pais e família, colegas e da escola onde estudam, “é necessário os jovens ouvirem pessoas envolvidas com o dia a dia das profissões, como os docentes e ex-alunos que atuam no mercado”. Essa Mostra é para facilitar as escolhas de vocês, disse-lhes Ângela Paiva, “porque no final tudo depende de nós”.

Dicas das psicólogas

As psicólogas Cinara Abreu, Sâmia Cardoso, do Departamento de Psicologia, e Danielle Paulino, mestranda de Psicologia, são três dos profissionais que ajudam os visitantes da Mostra a conhecerem os cursos de graduação e a fazerem suas escolhas. Entre um ambiente e outro aonde acontece o evento, as três vão orientando os interessados sobre como fazer suas escolhas.
Na idade dos secundaristas uma escolha profissional errada não é um erro irreparável, diz Sâmia Cardoso, “apenas mais uma experiência de vida”. Porém, alguns toques, como o máximo de informação e perguntar para eliminar dúvidas ajudam à tomada de decisão, justifica Sâmia Cardoso.

Dicas para facilitar a escolha

1º Listar o que gosta de fazer;
2º Identificar os locais que gosta de estar e também o que não gosta;
3º Acessar o máximo de informação sobre os cursos e profissões;
4º Relacionar os desejos;
5º Analisar as habilidades pessoais e as exigidas pela profissão.

Como participar da Mostra das Profissões

Realizado há seis anos pela UFRN, a Mostra de Profissões ajuda ao estudante do ensino médio que vai fazer o ENEM e demais interessados em cursar uma graduação a conhecerem os cursos da UFRN, as oportunidades profissionais do mercado, para fazerem suas escolhas em relação à carreira que vai seguir.

Com 7.038 vagas para 2015, distribuídas em mais de 100 cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, o evento organizado pela Pró-reitoria de Graduação (PROGAD) almeja receber até sexta, dia 16, mais de 10 mil visitantes, segundo estimativas da pró-reitora em exercício, Claudiane Amorim.

Para tanto, haverá palestras, orientação psicológica e visitas guiadas aos ambientes de aprendizagem pela manhã, tarde e noite. Mais detalhes em: http://www.prograd.ufrn.br/mostradeprofissoes/index.php

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário