sábado, 20 de abril de 2013

VEREADOR MÁRCIO FREIRE E DIREÇÃO DO CAPS MIPIBUENSE FAZEM VISITA AO CAPS AD NORTE

Na última quarta-feira (17), o vereador Márcio Freire, acompanhado do seu primo, o enfermeiro Alexandre Araújo e a direção do CAPSMAF São José de Mipibu fizeram uma visita ao CAPS AD Norte, Centro de Apoio Psicossocial que atende usuários de álcool e outras drogas. O momento teve como principal objetivo conhecer os serviços oferecidos pela referida unidade de saúde.
Alexandre Freire (Diretor do CAPS mipibuense); vereador Márcio Freire; Diretor do CAPS AD Norte, Paulo Pessoa; enfermeiro Alexandre Araújo e o psiquiatra e Coordenador de Saúde Mental do Estado, Adriano Araújo.
Ao lado do vereador Márcio Freire, o enfermeiro Alexandre Araújo, filho do nosso amigo Hélio do Canadá. Alexandre já exerceu importantes funções na saúde natalense.
Márcio Freire, na condição de representante da casa legislativa de São José de Mipibu se mostrou preocupado com o crescimento exacerbado do uso de álcool e de outras drogas em nossa cidade. Deixou claro que os 13 vereadores estão engajados, junto ao poder Executivo, para viabilizarem medidas resolutivas para este grave problema a nível mundial.
Em conversa com o diretor do CAPS AD Norte, Alexandre Freire apresentou os serviços desenvolvidos pelo CAPS do nosso município. A unidade mipibuense é do tipo CAPS I, ou seja, atende portadores de transtorno mental. Quando perguntado sobre o atendimento a usuários de drogas lícitas ou ilícitas, Alexandre deixou claro que o CAPS local acolhe alguns casos, por meio de triagem e, de acordo com a necessidade, encaminha o paciente a atendimento psicológico (uma vez por semana). Para minimizar um possível sintoma de abstinência, encaminhamos para consulta psiquiátrica no Centro de Referência.

"Nos casos em que exista o transtorno mental, associado ao uso do álcool e outras drogas, o paciente permanece em atendimento psicossocial com a nossa equipe interdisciplinar" - disse Freire.
Ao final, conversamos com o psiquiatra e Coordenador de Saúde Mental do Estado do RN, Adriano Araújo, sobre uma possível implementação de um CAPS AD em São José de Mipibu. O uso de drogas, considerado uma das piores mazelas da sociedade, a cada dia, aumenta, ceifando vidas e provocando desequilíbrio nas famílias. Deixamos a ideia para que a nossa classe política se mobilize e invista nesse importante centro de tratamento de saúde.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário