quarta-feira, 24 de abril de 2013

SOCIEDADE MIPIBUENSE PROTESTA PELO FECHAMENTO DA APAMI

APAMI DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU ESTÁ DE LUTO PELO FECHAMENTO DOS SERVIÇOS PEDIÁTRICOS E REMANEJAMENTO DE MÉDICOS.

Ontem, São José de Mipibu viveu um momento tenso e de muito protesto. A sessão ordinária, que acontece todas às terças-feiras, na Câmara Municipal, deu lugar a uma agitada movimentação em oposição ao fechamento da APAMI, uma instituição com 70 anos de relevante serviço prestado, a qual está no prejuízo em função de o Governo do Estado ter remanejado os médicos pediatras para o Hospital Regional da cidade e outras unidades de saúde. Resumindo... fecharam a maternidade! Unidades de saúde não funcionam sem médicos.

Segundo informações do presidente do Conselho Municipal de Saúde da nossa cidade, Erickson Amaral, “Na verdade o que aconteceu não foi o fechamento da APAMI e sim o remanejamento dos médicos pediatras do Estado cedidos a entidade filantrópica por uma decisão técnica e sanitária, segundo alega o Secretário de Saúde do Estado, pois a APAMI não estava dando os resultados satisfatórios quanto aos partos, pois a quantidade de parturientes enviados a Natal eram muitos. Não existe fechamento de APAMI, pois segundo o Secretário o setor que funcionava na entidade filantrópica serão realizados no Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros. O conselho não tem lado nesta história, sendo apenas mais fiscalizador para que a Saúde em nossa cidade funcione como deve.”

Entretanto, é importante ressaltar que a referida instittuição, mensalmente, efetua, em média, 100 partos, o que desafoga as maternidades do estado. Para que esse número aumente, seria necessário um investimento maior e mais empenho por parte das instituições mantenedoras e/ou da senhora governadora Rosalba Ciarlini. Mesmo que esse serviço seja bem oferecido, no Hospital Monsenhor Antônio Barros, como ficará a situação dos mais de 30 funcionários que há tanto tempo doam seu sangue em prol da saúde mipibuense? E a história de sete décadas não tem peso na memória da cidade?

Tenho receio de que essa transferência comprometa o bom atendimento que sempre foi ofertado pelos profissionais da APAMI. Infelizmente, a atual governadora é médica pediatra, mas trata a saúde do estado como um lixo e sem nenhum respeito à vida do cidadão, que tem, segundo a constituição, direito assegurado à saúde.

Espero que nossos representantes e a população não se limitem a discursos e o faz de conta que estão mobilizados e unidos, pois de blá blá blá e aparões na mídia, o mundo está cheio, mas de arregaçar as mangas e de boas ações...

Matéria e foto: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário