sábado, 2 de março de 2013

SEC. SAÚDE, ALEXANDRE DANTAS, ADERIU A PROGRAMAS DO GOVERNO FEDERAL - (PARTE2)


O que é PSE?
Programa Saúde na Escola também recebeu a atenção do Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Dantas, visando à assistência à saúde da comunidade escolar e, consequentemente, captação de recursos.

ESF (Equipe Estratégia da Família) e ACS (Agentes Comunitários da Saúde) são dois programas do Governo Federal já existentes no município, com 16 equipes; sendo, para cada uma, 01 médico, 01 enfermeiro, 01 dentista, 01 técnico de enfermagem, 01 técnico de saúde bucal e 95 agentes de saúde para cobertura da população de São José de Mipibu. Ao assumir a pasta, o secretário observou, imediatamente, o quanto a cidade tinha crescido e as equipes se mantinham na mesma quantidade. Nesse sentido, foi solicitado mais uma equipe Saúde da Família e 13 novos agentes comunitários. Alexandre Berckmans afirma que, sem dúvida, com isso haverá uma melhor cobertura quanto à assistência à saúde da população.

Ao assumir a Secretaria de Saúde, na evidência da situação crítica encontrada, o secretário realizou o levantamento completo em todos os setores. A situação era calamitosa, pois não havia suprimentos adequados ao atendimento à população. Faltava insumos importantíssimos e fundamentais, como: anticoncepcionais, antibióticos, medicamentos para hipertensos/diabéticos, material de limpeza e, até mesmo, receituários para atendimento médico. Para se ter uma ideia, as 16 equipes do PSF estavam formadas para iniciarem seus trabalhos no dia 02 de janeiro de 2013, porém não havia possibilidade de atendimento à população, justamente pela falta dos materiais acima citados.

Diante do exposto, a Secretaria Municipal de Saúde já formalizou contrato com a BEMFAM, uma instituição que presta serviços de planejamento familiar e fornece, entre outros, anticoncepcionais. Essa instituição fornecia esses serviços, entretanto, desde de setembro de 2012 estava com contrato encerrado.

Alexandre Dantas afirma, ainda, que, além das providências acima citadas, foram realizadas compras de medicamentos, impressos, materiais de expediente, de limpeza e gêneros alimentícios, entre outros. Afirma, também, ser do conhecimento de todos que em órgão público não se compra no tempo e na hora que se deseja, sempre é necessário seguir os trâmites legais e burocráticos, o que normalmente demanda tempo. Finaliza informando que mais de 90% dos insumos comprados já foram recebidos e estão disponíveis nas unidades de saúde.

Matéria: enviada
foto: Alexandre Freire

1 comentários:

Comprimento o Secretário de Saúde Alexandre Dantas pelas iniciativas.
Está colocando em prática as ações que o cargo lhe confere. Que seja assim durante toda sua gestão e que estas ações se estenda às comunidades do Município.
A cidade precisa de gestores que tome a iniciativa e ajude a amenizar o sofrimento do seu povo; assim como o povo brasileiro.
Cordialmente,
Angela Freire.

Postar um comentário

poste seu comentário