quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

JOSÉ HONÓRIO BARBALHO, UM ANO DE GRANDES SAUDADES


JOSÉ HONÓRIO BARBALHO, - um ano de falecimento “Vivo sem viver em mim, e de tal maneira espero, que morro porque não morro ... Vivo no Senhor.” (Santa TERESA D’ÁVILA)
Esposa, filhos, netos e demais familiares, convidam parentes e amigos para a Missa que mandarão celebrar em sufrágio de sua alma, - 19 de janeiro (domingo) às 10h00, na Matriz de São José de Mipibu.
“Nós te suplicamos pelo repouso da alma de teu servo (JOSÉ HONÓRIO BARBALHO) dá paz a seu espírito em lugar verdejante e aprazível, e ressuscita o seu corpo no dia que determinastes.” (PR, 264/BISPO SERAPIÃO DE THMUIS/Séc. IV)
“O relembrar é uma atividade salutar, e quando percorremos os lugares da memória, os mortos revivem, pois não desaparecem da mente. A melancolia é suavizada pela constância dos fatos que o tempo não consumiu.” (NOBERTO BOBBIO/ do Livro: De Senectute)
           
“A vida aqui na terra, nunca me seduziu com seus prazeres efêmeros; sempre fui um obstinado pelas verdades eternas; pela proposta de vida que Jesus veio nos trazer, pela caridade, pelo servir ao próximo; por acreditar que a verdadeira felicidade não era a vida terrena, mas a vida eterna que Deus tem preparado àqueles que o amam.” (JOSÉ HONÓRIO BARBALHO,- In memoriam)
“Eu agradeço a Deus por graciosamente me dar a oportunidade de entender que a morte é a chave que abre a porta da nossa verdadeira felicidade.” (WOLFGANG AMADEUS MOZART)

                JOSÉ HONÓRIO BARBALHO, ... Um nome, - o homem, o filho, o irmão, o esposo, o Pai, o avô, o sogro, o cunhado, o tio, ... O amigo, o político “O que nós fazemos por nós mesmos morre conosco. O que fazemos pelos outros permanece e é imortal.” (ALBERT PINE) “Façamos o elogio dos homens ilustres, ... O Senhor deu-lhes uma glória abundante, desde o princípio do mundo, por um efeito de sua magnificência. Eles foram soberanos em seus estados, foram homens de grande virtude, dotados de prudência. Nunca foram esquecidas as obras de sua caridade. Homens ricos de virtude, ... viviam em paz em suas casas. Todos eles adquiriram fama junto de seus contemporâneos, e foram a glória de seu tempo. Aqueles que deles nasceram deixaram um nome que publica seus louvores. Seus corpos foram sepultados em paz, seu nome vive de século em século.” (ECLESIÁSTICO 44,1-3/7-8/14)
               Há um ano, Deus o chamou à morada eterna, quão grande foi à nossa tristeza! Um desafio conviver com a saudade ... Todavia, foi alento para nós: a certeza que o “perdemos” para Deus “Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus têm preparado àqueles que o amam.” (I CORÍNTIOS 2,9) O Deus que o criou e o chamou à vida terrana, contemplou-o de muitos Dons, ricas virtudes. Uma história de vida com “capítulos” admiráveis, de lindas “páginas” iluminadas e traduzidas no amor, na caridade, na humildade e no servir... “Humildade e caridade vão juntas. Uma glorifica e a outra santifica. Humildade e pureza são asas que nos elevam a Deus e nos fazem quase divinos.” (SÃO PIO DE PIETRELCINA). Sua alma nunca foi contaminada pela vaidade do “ter” ou do “ser” nem corrompida pela ambição. O legado que deixas, é o testemunho de um verdadeiro cristão, um homem, reflexo da boa-nova de Jesus, - o seu Evangelho. O tempo passou, o tempo passa, o tempo passará, mas continuas vivo no nosso amor, carinho, saudades, lembrança, gratidão e orações “A saudades eterniza a presença de quem se foi. Com o tempo esta dor se aquieta, se transforma em silêncio que espera, pelos braços da vida um dia reencontrar.”  (Pe. FÁBIO DE MELO) “A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace.”  (VICTOR HUGO)                    
 “A recompensa final dos mortos é não morrer nunca mais.” (FRIEDRICH NIETZSCHE) “Todo aquele que crê em mim, jamais morrerá.” (JOÃO 11,26)
                                                 Nosso eterno amor...                                              
                                                   Esposa e filhas(o)

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário