sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

FAMÍLIA HOMENAGEIA O SAUDOSO JOSÉ HONÓRIO BARBALHO



“Em tudo ele foi bom, em tudo ele viveu a caridade ...”
(Luzia Honório Barbalho – In Memoriam)
“Não reconheço outra grandeza que não seja a bondade.”
(BETHOVEN)

JOSÉ HONÓRIO BARBALHO,
Uma póstuma homenagem dos seus filhos(as): Silvana, Tereza, Zelinha, Deca e Inácio; netas(o): Heloísa, Lavínia, Lívia e Samuel; Rita de Cássia (esposa), noras, familiares, amigos e eleitores ...
“A suprema felicidade da vida é ter a convicção de sermos amados.”
(VICTOR HUGO)

A cidade de São José de Mipibu, conheceu um ser humano que servir, foi uma das características mais admiradas por todos os que o conheceram. Tinha por conseguinte, o olhar voltado àqueles que viviam de maneira menos privilegiada: os carentes, os pobres, os sofridos, os excluídos da sociedade. Sua peculiaridade notadamente diferente, marcante, foi a CARIDADE, que a praticou incansavelmente:“A CARIDADE É O CAMINHO EXCELENTE, QUE CONDUZ SEGURAMENTE A DEUS” (Sta. Terezinha do Menino Jesus).Tantas e quantas pessoas falam de seu jeito caridoso de servir e, tantas e quantas pessoas queriam homenageá-lo pelo bem que foi às suas vidas. “QUERO PASSAR O MEU CÉU FAZENDO O BEM SOBRE A TERRA” (Sta. Terezinha do Menino Jesus).
Sua saudosa memória, ficará marcada também no município, onde representou o povo mipibuense por seis mandatos de Vereador, Presidente da Câmara Municipal e Vice Prefeito. Assumiu por um curto período de tempo, a “cadeira de prefeito”, quando o seu companheiro de chapa o saudoso prefeito Janilson Ferreira precisou ausentar-se. Na condição de prefeito, tomou algumas providências precisas e necessárias ao município. Nesse período em que assumiu a prefeitura conversou com o então prefeito licenciado e, lhes comunicou o interesse que tinha de tomar algumas providências em prol do município e do povo; o prefeito lhe deu “carta branca” para fazê-lo e, dentre algumas coisas que os fez, (...) destaco aqui a compra de um ônibus para os estudantes; pois o preocupava ver os estudantes serem transportados em “pau de arara”. Honrou os mandatos que lhes fora confiado, nos quais o bem do povo e da cidade, estavam acima de sigla partidária, ou de alguma condição que porventura viesse aparecer na convivência política. “O objeto principal da política é criar a amizade entre membros da cidade” (ARISTÓTELES).Sua postura na política, foi de conciliador.
A cidade de São José de Mipibu, o povo, -  especificamente os mais carentes; os amigos, a família, perdem para Deus, um homem que como missão aqui na terra, tinha total sintonia às santas palavras do Evangelho de Jesus, segundo o evangelista MATEUS, no capítulo 20, versículo 28:“ASSIM COMO O FILHO DO HOMEM VEIO, NÃO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR...”Assim ele viveu, assim foi sua vida terrena...
Por tudo que fostes, vivestes e praticastes aqui na terra, resta-nos uma certeza: “COMBATI O BOM COMBATE, TERMINEI A MINHA CARREIRA, GUARDEI A FÉ. RESTA-ME AGORA RECEBER A COROA DA JUSTIÇA, QUE O SENHOR, JUSTO JUIZ, ME DARÁ NAQUELE DIA, ...” (II TIMÓTEO 4,7-8).
Ilmo.,querido, inesquecível,JOSÉ HONÓRIO BARBALHO, “O que a memória ama, fica eterno...” (ADÉLIA PRADO). Bem o diz o poeta CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: “Não importa a distância que nos separa, se há um céu que nos une.” O legado que deixastes aqui na terra, - à família, aos amigos, à cidade de São José de Mipibu e, àqueles que sempre voltastes o olhar atencioso e caridoso, têm marcas do eterno, e eterno será o nosso amor por ti. Saudades, gratidão e louvor a Deus pelo Dom da tua vida entre nós.

foto: Blog Daltro Emerenciano
texto: Silvana Barbalho

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário