sexta-feira, 24 de agosto de 2018

INAUGURADA "SALA LILÁS" EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

O atendimento para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar ficou mais humanizado na cidade de São José de Mipibu, região da Grande Natal. Na manhã de quinta-feira(23), representantes da sociedade civil organizada do município, e autoridades do Governo do Estado, prestigiaram a solenidade de inauguração da Sala lilás, presidida pelo delegado da Polícia Civil de São José de Mipibu, Marcos Geriz, que ousou em proporcionar um espaço diferenciado, reservado às mulheres vítimas da violência doméstica e familiar.

A Sala Lilás que passa a funcionar nas dependências da Delegacia de Polícia Civil foi sugerida pela deputada estadual Cristiane Dantas, por ocasião de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de São José de Mipibu, no ano passado, conforme destacou o delegado Marcos Geriz, durante pronunciamento.
Naquele momento, após assumir o desafio, Geriz mobilizou setores da Segurança Pública estadual e do poder Executivo de São José de Mipibu, para viabilizar a proposta de um atendimento digno e mais humanizado às mulheres que são vítimas da violência no ambiente familiar.

De acordo com o titular da Polícia Civil de São José de Mipibu, a Sala Lilás passa a existir em razão dos casos que necessitam de um atendimento mais diferenciado, onde a mulher chega à delegacia numa condição de maior vulnerabilidade emocional.

A Sala Lilás, em São José de Mipibu, vai oferecer acolhimento com profissionais femininos qualificados para proporcionar à mulher mipibuense um atendimento mais humanizado.
Na oportunidade, a titular da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social, Sheila Freitas, destacou o empenho e determinação do delegado Marcos Geriz, que abraçou o sonho e realizou importante feito em nome da Segurança Pública do RN. A secretária Sheila Freitas apontou para que o padrão de excelência da Sala Lilás seja estendido a todos os setores da Polícia Civil de São José de Mipibu. 
O prefeito Arlindo Dantas, que no mesmo horário cumpria agenda administrativa na capital, esteve representado pelo vice-prefeito José de Figueiredo Varela, que destacou o trabalho realizado pelo delegado Marcos Geriz. De acordo com Figueiredo a determinação do delegado Marcos Geriz coloca o município de São José de Mipibu em local de destaque no que se refere ao acolhimento à mulher. 

O promotor de Justiça Diogo Maia Cantídio, representante do Ministério Público de São José de Mipibu, juntamente com a juíza Miriam Jácome de Carvalho Silva, visitaram o espaço pensado para acolher as mulheres vítimas da violência doméstica e familiar, que de acordo com recentes levantamentos divulgados na mídia nacional, doze mulheres são assassinadas todos os dias, em média no Brasil.

Ainda sobre o índice de violência contra a mulher, um estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que, ao final do ano passado, uma em cada cem mulheres brasileiras abriu uma ação judicial por violência doméstica.

No levantamento, elaborado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias da instituição, constatou-se que 1.273.398 processos dessa natureza tramitavam na justiça dos estados. Desse total, 388.263 eram casos novos.

Apenas 5% dos processos de agressão doméstica em tramitação tiveram algum tipo de andamento no ano passado. Em relação ao feminicídio, crime considerado hediondo desde 2015, foram 2.795 ações pedindo a condenação de um agressor enquadrado nessa modalidade em 2017, em uma proporção de oito casos novos por dia, ou uma taxa de 2,7 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2016, havia sido registrados 2.904 casos novos de feminicídio.
Além das autoridades em destaque participaram do evento a secretária de Estado Flávia Lisboa, delegados dos setores que dão sustentação à Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa social; o corregedor geral da Secretaria Estadual da Segurança Pública, o advogado Perceval Carvalho; secretários municipais Daltro Emerenciano, Lúcia Martins, Olavo Morais, Eduardo Simplício, Aline Gonçalves, Suênia Abrantes; o vereador Janiel Lima e servidores municipais.

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário