domingo, 19 de fevereiro de 2017

PROFº PAULO CLAMA, NO FACEBOOK, TRATAMENTO PARA DANIELE

Daniele

Esta é Daniele, filha da conhecida Luzia. Sua mãe, infelizmente, faleceu vítima do uso exacerbado de álcool. Ultimamente, a referida jovem está mergulhada nas drogas pesadas, passa o dia inteiro nas ruas. Há algumas semanas, nas imediações da Secretaria Municipal de Saúde, ela se jogou na frente dos veículos que por ali passavam, parou o trânsito e tirou a roupa, uma completa falta de controle devido, sobretudo, aos efeitos dos entorpecentes. Ontem, na feira livre, foi fotografada jogada ao chão, completamente, sob efeito.
Deitada ao chão sujo e molhado, Daniele estava sob efeito de drogas em plena feira livre.

Preocupado com a situação, o professor Paulo Adelino postou vários comentários, nas redes sociais (facebook), clamando às autoridades e instituições responsáveis, tratamento e atenção a este ser, também, humano, o qual, pelo comportamento, "grita" por atenção e apoio.
No facebook, professor Paulo pede socorro para Daniele

Depois de muitos compartilhamentos, curtidas e comentários, Paulo entrou em contato com o blog para fazermos uma matéria, já que o nosso meio comunicativo tem grande repercussão e visibilidade em todo o país.

ASSISTÊNCIA DO CAPS SÃO JOSÉ DE MIPIBU:

Imediatamente, por entender esse serviço, já que estive diretor  durante três anos e seis meses, entrei em contato com a competente assistente social do CAPS do nosso município, JANILZA MATOS, pessoa com quem trabalhei na direção. Essa instituição psicossocial acolhe dependentes químicos e, principalmente, usuários portadores de algum tipo de transtorno mental leve ou moderado.

Pelo facebook, através de áudio, conversei com Janilza e esta me disse que o irmão de Daniele buscou ajuda no serviço. Na ocasião, o CAPS tentou, por diversas vezes, regulação da paciente ao Hospital João Machado, conversou, também, pessoalmente, com um médico do SAMU para intermediar tal encaminhamento, porém, devido à usuária estar usando drogas, o hospital não a recebeu.

Janilza ainda me falou que a usuária está sendo medicada no Hospital Regional, porém, quando passa o efeito da medicação, ela retorna às ruas e ao vício. Atualmente, a assistente social está em conversa com o Hospital das Clínicas, para internação e, posterior, desintoxicação.

Indiscutivelmente, em meio às dificuldades da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do estado, o CAPS, na pessoa de Janilza Matos, está buscando possibilidades para ajudar esta pobre jovem. No momento, esbarra, tão-somente, na falta de leitos para que fique internada, apresente os sintomas de abstinência, seja medicada e tenha toda a assistência necessária.

O blog irá acompanhar este caso e cobrará ações, seguidas de resoluções imediatas, a fim de que tenhamos um final feliz, embora saibamos que, principalmente, o desejo de todo e qualquer paciente, também, faz parte do processo de intervenção.

Ao CREAS - Centro de Referência Especializada em Assistência Social, pedimos um trabalho social responsável e eficiente aos dependentes químicos e moradores de rua de São José de Mipibu. Na atual gestão, uma das ações em favor dessa gente foi o preenchimento de fichas e levantamento de dados pessoais, atitude irrelevante diante do grave problema social instaurado em nossa cidade. Enquanto isso, a cada dia, vítimas e mais vítimas são tragadas pelo vício e, principalmente, pelo descaso.

Nas praças, ruas e calçadas comerciais de Mipibu, mendigos, alcoolistas e dependentes químicos fazem desses lugares suas verdadeiras moradas, com direito a banho, refeição, troca de roupas, baderna e, até, sexo em público.

Onde está o COMAD, Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, o qual, em muitos casos, viabilizava atenção e apoio aos dependentes químicos da nossa cidade?

À presidente da câmara de vereadores do município, Verônica Senra, pedimos atenção a este caso e mobilização aos pares legislativos, para intermediação, parceria e ações, junto ao Executivo, em favor dessas pessoas.

Caso todas as tentativas e/ou ações esbarrem na famigerada burocracia, amigo professor Paulo Adelino, momento propício para formalizar denúncia ao Ministério Público, antes mesmo que esta cidadã mipibuense, a exemplo de tantas outras pessoas, seja mais uma vítima.

Matéria: Alexandre Freire
fotos: divulgadas

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário