sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

SAÚDE DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU PROMOVE MUTIRÃO NO DIA "D" DO NOVEMBRO AZUL

O secretário de Saúde do município de São José de Mipibu, Alexandre Dantas, coordenou as ações em saúde oferecidas ao povo mipibuense por ocasião do dia “D” do combate ao câncer de próstata, em alusão ao Novembro Azul. O evento aconteceu nesta segunda-feira(30), na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
Durante o evento a população foi contemplada com aferição de pressão arterial, testes rápidos de Sífilis e HIV, distribuição de folhetos informativos sobre como se prevenir de doenças, palestra com especialista em urologia, que tratou sobre despertar nos homens a importância da consulta médica periódica.
A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm. Fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto e a uretra, o canal que transporta urina passa através dela. A próstata contém pequeninas glândulas especializadas que produzem parte do líquido seminal ou sêmen, que protege e nutre os espermatozóides.
Em 2015, cerca de 68 mil brasileiros receberam diagnóstico da doença, sendo a segunda causa de morte por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Nos Estados Unidos, as estatísticas indicam que 1 a cada 6 homens vai ter câncer de próstata, mas apenas 1 em cada 34 vai morrer por causa da doença. A taxa de mortalidade da doença está em queda, em parte porque está sendo diagnosticada precocemente.

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário