domingo, 26 de julho de 2015

SENTI SAUDADE, TIO MARCIANO!

Há exatamente 1 ano, no encerramento da Festa dos Padroeiros Sant'Ana e São Joaquim, fiz esse registro ao lado do meu tio-padrinho, Marciano Dias Freire, que faleceu há pouco mais de 2 meses.

Em conversa com a sua filha, Dalliane Freire, ela me revelou que esses 10 dias tiveram significados bem diferentes. De um lado, o reconhecimento da belíssima e organizada festa promovida pela igreja católica; do outro, a lembrança que invadiu o coração e a alma de cada familiar, desencadeando numa saudade interminável... uma ausência bem presente, porque esta festa era a festa dele, de quem vestiu com muito zelo e amor a camisa da paróquia de São José de Mipibu por muitos anos.

Mesmo não estando presente, fisicamente, tenho certeza de que tio Marciano, ao lado do Criador, acompanhou a multidão que compareceu à procissão, no dia de hoje, e durante todos esses dias de louvor, oração, confraternização católica e exaltação do nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

No dia da cavalgada, a exemplo do seu pai, o vereador mipibuense, Márcio Freire, abriu as portas da Fazenda Canadá, para o tradicional leilão de garrotes e a feijoada. Momento em que a coordenação católica entregou um kit (camiseta e chapéu) à família em memória a um dos maiores devotos dos padroeiros da nossa cidade e amante dessa cavalgada.

Hoje, registro minha saudade e a falta daquele homem sempre bem vestido, tímido, de poucas palavras, mas sábio na arte de educar sua família e de cultivar os princípios religioso-cristãos.

Receba esta simples, mas sincera homenagem, tio Marciano, do seu sobrinho e afilhado, Alexandre Silva Freire. Que Deus o abençoe.

Matéria e foto: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário