sexta-feira, 17 de julho de 2015

CAPSMAF DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU VISITA CAPS DA CIDADE DE PARAZINHO

Dando continuidade ao ciclo de visitas aos serviços, por parte do Centro de Atenção Psicossocial Manoel Amaro Freire - CAPSMAF - de São José de Mipibu...

.... hoje, membros dessa instituição visitaram o CAPS da cidade de Parazinho-RN. Na ocasião, os anfitriões, formado pelo corpo diretivo, nas pessoas de Elielson Urbano (Diretor Administrativo), Núbia Xavier (Diretora Técnica); e a psicóloga, Ana Mônica, recepcionaram os visitantes.

As visitas a outros CAPS estão no cronograma do serviço de saúde mental mipibuense, objetivando, sobretudo, troca de experiências; conhecimento do fluxo de pacientes e demanda atendida; explanação sobre a Rede de Atenção Psicossocial, suas funções e resolutividade, bem como demais assuntos ligados ao atendimento a usuários portadores de transtornos mentais e/ou usuários de álcool e outras drogas.


Na pauta das discussões, o diretor do CAPS Parazinho, Elielson Urbano, falou sobre a dinâmica de funcionamento de um serviço recém-inaugurado, formado por equipe mínima de 9 técnicos e pessoal de apoio, conforme portaria, mas, sem dúvida nenhuma, prestando atendimento qualificado à população.

Alexandre Freire, diretor administrativo do CAPS de Mipibu, em sua explanação, além de outros assuntos, falou da dificuldade da prestação de serviço por parte dos hospitais gerais, um dos componentes fundamentais da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), responsáveis em oferecer um suporte clínico a pacientes psiquiátricos e/ou usuários de drogas pesadas e álcool. 

"Nosso hospital regional de São José é, apenas, uma maternidade e precisa, urgentemente, da abertura do PSA, funcionando com uma escala de clínicos gerais, a fim de fazer valer o atendimento e internação a pacientes psicóticos graves, que precisam, também, de intervenção clínica".
A competente assistente social e diretora técnica do CAPSMAF, Janilza Matos, como coordenadora da equipe técnica, fez uma explanação geral sobre o serviço de São José de Mipibu, desde à porta de entrada, por meio do acolhimento e triagem, até o momento em que o paciente adquire a autonomia, através do processo da ressocialização.

Ao lado, atento a tudo e com questionamentos coerentes, o novo enfermeiro do CAPS mipibuense, Severino Júnior, pessoa experiente nessa área, além de engajado e comprometido com as suas atribuições.
Alexandre Freire, Elielson Urbano, Ana Mônica, Núbia Xavier, Janilza Matos, Severino Júnior e o competentíssimo motorista Robério Alves.

Ao centro (blusa amarela), visita ilustre da 1ª dama do município de Parazinho, a senhora Jucimária que veio dar as boas vindas aos visitantes. Os agradecimentos pelo carinho e receptividade de todos que fazem a equipe do CAPS daquela cidade hospitaleira.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário