terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SÃO JOSÉ DE MIPIBU - SEMTHAS APRESENTA PROGRAMAS SOCIAIS ÀS COMUNIDADES RURAIS

O blog De Olho em Mipibu passou toda a manhã de hoje na comunidade de Sítio Buraco, para acompanhar mais um trabalho social da SEMTHAS (Secretaria Municipal do Trabalho, da Habitação e Assistência Social). O principal objetivo desta ação foi levar informações à população sobre os programas desenvolvidos nesta pasta, pela Prefeitura Municipal de São José de Mipibu.

A secretária do social, Shillen, e uma das coordenadoras, Socorro Melo, abriram os trabalhos, fazendo um retrospecto positivo dos programas que vem sendo desenvolvidos no município.
A amiga Joelma, competente coordenadora do Programa do Leite, fez uma explanação geral sobre o referido programa, sobretudo, a necessidade do recadastramento de pessoas, visto que muitas dessas as quais visam ao benefício têm cadastro em outras cidades.
Antes, porém, da explanação geral dos cursos oferecidos pelo PRONATEC, Socorro Melo deixou claro que a SEMTHAS fará uma vasta divulgação desses e de tantos outros serviços oferecidos pelo município a outras comunidades. Ao lado, Tatiana Paiva confirmou inscrição este ano para vários cursos, oferecidos às comunidades, conforme necessidade de cada lugar.
As pessoas que almejam aos cursos do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) deverão ter idade mínima de 16 anos e estarem em sala de aula devidamente matriculados. Quem quiser buscar se profissionalizar, entrar em contato com a secretaria, das 8h às 13h, levando documentos pessoais e comprovante de residência.
Maricélia de Oliveira ficou na responsabilidade de divulgar os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.

O CREAS , Centro de Referência Especializado de Assistência Social, esteve muito bem representado pela psicóloga Isabelle Bezerra. Essa instituição é responsável pela oferta de atendimentos especializados de apoio, orientação e acompanhamentos a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

A porta de entrada aos serviços da SEMTHAS está na responsabilidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Em São José de Mipibu a prefeitura dispõe de duas dessas unidades: Centro e Pau Brasil. Na ocasião, a equipe centro falou da importância da referida instituição e os serviços oferecidos.
Parabenizamos a assistente social, Hosana Barbalho, pela relevante explanação e/ou esclarecimentos sobre a importância de se fazer o CADASTRO ÚNICO, a partir do qual as pessoas passam a ser beneficiadas com os inúmeros programas sociais oferecidos. Muito segura e conhecedora da função para a qual foi designada, Hosana apresentou um discurso de conscientização às pessoas que prestigiaram a reunião.
Na hora do Programa Habitacional, até as crianças pararam para prestarem atenção. Afinal, o sonho da casa própria começa na infância.
Suênia Abrantes trouxe todas as informações necessárias para quem sonha ser contemplado(a) com as casas do projeto federal em parceria com as prefeituras. Visando diminuir o déficit habitacional urbano e rural e melhorar a qualidade de vida, por meio de uma moradia digna, Suênia, elencou as etapas para os interessados em fazer parte do programa: PRÉ-CADASTRO (interesse do prefeito Arlindo Dantas na busca do projeto); ENCAMINHAMENTO À CAIXA PARA ANÁLISE; GPS - LEVANTAMENTO DOS PERFIS SÓCIO-ECONÔMICOS, ENDEREÇOS ETC; ASSINATURA DO DOSSIÊ; CONTEMPLADO; CONSTRUÇÃO DO IMÓVEL e ASSINATURA DO CONTRATO.

.Onde se cadastra: Setor de Habitação da SEMTHAS;
.Documentos necessários: RG, CPF, Título Eleitoral do município, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência.
. Quem pode: Todo cidadão emancipado e de baixa renda. O nosso município se enquadra na faixa 1, que é de 0 a 3 salários.
Durante todo o encontro, os diversos segmentos do social agradeceram ao prefeito Arlindo Dantas pelo apoio total a todos os programas sociais, os quais estão funcionando a todo vapor. Ao final, técnicos da SEMTHAS se reuniram para um registro para as lentes do blog. Agradecemos ao convite e ao carinho.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário