quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

"É ÍMPAR OU PAR, SE DER ÍMPAR VOCÊ CHUPA, SE DER PAR VOCÊ ME DÁ!" - DISSE ROSSINE HOLANDA NA ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES

Professor Rossine Holanda
Indiscutivelmente, a assembleia, realizada, hoje, na Escola Municipal Profº Severino Bezerra de Melo, pelos educadores mipibuenses foi significativa em função da presença da coordenadora estadual Fátima Cardoso e, sobretudo, pelo momento de discussão e reivindicação da classe trabalhadora. Um momento no qual prevaleceu o bom senso e projeções de acordo junto ao Executivo, pautados no respeito e desejo de lutar em favor dos direitos da categoria.

Ao facultar a palavra, um dos oradores, o competente professor Rossine Holanda, para descontrair o grande público presente, disse a seguinte frase: "É ÍMPAR OU PAR? SE DER ÍMPAR VOCÊ CHUPA, SE DER PAR VOCÊ ME DÁ". Provavelmente, pelo que entendi, extrapolando o cômico, o professor usou trecho de uma música de um grupo de forró, metaforizando a situação do acordo entre categoria e prefeitura em conceder ou o aumento de 8,32% ou a implantação da hora atividade.

Entendo que, mesmo a frase tendo um peso muito grande, diante da importância de uma assembleia da educação, estava, dentro de um contexto permitido, a partir do qual a linguagem figurada teve prevalência sobre à literal. Sem querer defender o amigo Rossine, mas não devemos interpretar tal frase ao pé da letra, caso contrário, incorreremos em erro e incoerência para o momento enunciativo a partir do qual estava inserida. Fica a dica!

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário