terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SÃO JOSÉ DE MIPIBU - FALTA DE MÉDICOS NO HOSPITAL REGIONAL GERA CONSTRANGIMENTO AOS PROFISSIONAIS DA MATERNIDADE

Diretora do Hospital Regional de São José de Mipibu, Isabelle Grilo.
O blog De Olho em Mipibu conversou, ontem, com a direção do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros. A competente diretora da unidade Isabelle Grilo nos confidenciou um certo desconforto que está havendo ao trabalho dos médicos plantonistas da maternidade, a qual funciona no hospital.
Com 26 leitos e 26 médicos, a escala de obstetras, pediatras, entre outros está completa e o atendimento é de qualidade e diferenciado.  Em média, 170 partos são efetuados mensalmente. Entretanto, em função da grande demanda e deficiência no quadro de profissionais do PSA (Pronto Socorro Adulto), esses médicos ficam sobrecarregados, visto que, em muitos casos, extrapolam a função para a qual foram designados, saindo dos leitos da maternidade e se dispondo a atenderem - de boa vontade - os que procuram aquela unidade de saúde.

Atualmente, o PSA, que podemos denominar de porta de entrada, dispõe de, apenas, 3 médicos, os quais são insuficientes para suprirem o atendimento ao fluxo de pessoas que buscam o serviço diariamente. Devido à grande procura, os serviços de baixa e média complexidade ficam comprometidos, fazendo com que hospitais, como Walfredo Gurgel e Deoclécio fiquem abarrotados.
Em reunião, há alguns meses, SESAP e prefeitura municipal fizeram acordo de co-gestão para que a situação fosse resolvida. Segundo Isabelle, "Enquanto diretora, não posso fazer muita coisa, pois a responsabilidade da contratação desses médicos compete a essas duas instâncias de governo".
Esperamos que os atendimentos médicos sejam restabelecidos e a população tenha seus direitos fundamentais assegurados.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário