quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PE MATIAS SOARES: BIOGRAFIA, TRABALHO NA ARQUIDIOCESE E ATUAÇÃO SÓCIO-POLÍTICA EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN

Biografia e trabalho na arquidiocese

Nasceu no dia 19/05/1978, em Nova Cruz-RN. Filho de Manoel Soares Neto e Leonice Laurentino Soares. Entrou no Seminário Menor de São Pedro em 1994.  Em 1996, ingressa no Seminário Maior de São Pedro. Em 1999 é enviado a Roma para continuar os estudos seminarísticos. Em 2003, é ordenado diácono. Em 2004, é ordenado sacerdote e assume, como vigário paroquial, as paróquias de Santo Antônio e Nova Cruz. Foi padre na paróquia de São Francisco, em Lagoa de Pedras e Serrinha. Em 2010, assume a paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu-RN.
Hoje, é vigário episcopal sul da arquidiocese de Natal, que abrange as regiões Agreste, Potengi e Trairi do nosso estado e que ajuda o bispo no governo arquidiocesano.
Membro do Conselho presbiteral da Arquidiocese e do Conselho Pastoral Arquidiocesano; membro do conselho editorial do Jornal A Ordem da Arquidiocese;
Faz parte da equipe que prepara as novenas do Natal em Família do Regional Nordeste II da CNBB e membro da coordenação pastoral arquidiocesana.
Além de formação e atuação docente no seminário de São Pedro, Matias teve formação seminarística em Roma por 4 anos.
Bispos, Padres e Religiosos
Visita, à Casa Paroquial mipibuense, de D. Matias, D. Jaime, D. Heitor e Drª Miriam Jácome e esposo.


 Padres
Cristãos reunidos em comemoração ao natalício do Padre Matias Soares.


Momento de estudo, reflexão entre padres e irmãs em cristo.

Relações institucionais em São José de Mipibu (Política e Sociedade)

No seu atual paroquiato, em São José de Mipibu, durante 3 anos, Pe. Matias Soares, além da sua excelente atuação religiosa, é um fiel obstinado pelas questões sociais. Diariamente, participa de reuniões, fóruns, debates, conferências, audiências públicas e outros eventos sociais. Uma demonstração de que a Igreja Católica extrapola os muros de templos e igrejas e está presente na vida dos cristãos católicos.
Há alguns meses, mais precisamente ano passado, quando a violência e a falta de segurança assolavam de forma desenfreada o município, Matias Soares fixou na frente da igreja matriz um clamor, por meio de uma faixa de rua, para que os gestores se sensibilizassem com a insegurança pelos quatro cantos da cidade.
Como é um homem de visão e extremamente inteligente, antecipou-se à corriqueira prática do uso exacerbado de drogas pesadas em nosso meio, solicitando do então governador na época, Iberê Ferreira, a vinda do PROERD para São José de Mipibu.
Na Governadoria, juntamente com a classe política mipibuense, lutou para que o Hospital Maternidade APAMI, uma instituição com 70 anos de serviços prestados à população, voltasse a funcionar.
Padre Matias Soares ao lado da vice-prefeita Fernanda Moraes e do prefeito Arlindo Duarte Dantas, ouvindo as palavras da Governadora Rosalba Ciarlini.
Por meio de doações de fiéis e apoio da Igreja Católica de Mipibu, a Comunidade Católica Boa Nova trabalha na recuperação de dependentes químicos. Lá, o lema é trabalho e oração, além de contarem com equipes voluntárias de apoio à saúde, educação e melhor qualidade de vida.
Momento importante em nossa cidade, por ocasião da Diplomação dos novos eleitos no último pleito. Drª Miriam Jácome, Juíza da nossa comarca; prefeito Arlindo Dantas; vice-prefeita Fernanda Moraes; Drª Heliana Germano, Promotora e o vigário da Paróquia de Sant'ana e São Joaquim, Padre Matias Soares.
Relação institucional e harmônica entre importantes autoridades da cidade. Uma demonstração de que a função da igreja é, além do religioso, a integração entre todas as camadas sociais e profissionais.
As bênçãos do Pe. Matias em momentos festivos (sócio-religiosos) de nossa cidade.
Momento descontraído do Pe. Matias Soares, prefeito Arlindo Dantas e o Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, Daltro Emerenciano. Ocasião em que o padre chegava para participar da IV Conferência Municipal de Cultura.

Prova de que há uma relação dialógica, consciente e pautada no bem comum da coletividade, sobretudo, do povo de Deus. 

São José de Mipibu passa, hoje, por um momento de glória, porque o trabalho desenvolvido, na Igreja Católica, está pautado em planejamento, ações louváveis, respeito às tradições religiosas e atuação social efetiva em todos os setores. PARABÉNS, GRANDE EMPREENDEDOR E RELIGIOSO DE RESPEITO, PADRE MATIAS SOARES! O POVO DE DEUS O AGRADECE!!!

Matéria: Alexandre Freire
fotos: Alexandre Freire, Daltro Emerenciano, Carlos Silva

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário