Ontem (06/02), no CAPS São José de Mipibu, a equipe técnica recebeu a visita do renomado médico psiquiatra e sanitarista, DRº EPITÁCIO ANDRADE. Na ocasião, Epitácio apresentou um projeto de supervisão clínico-institucional, a partir do qual trabalhará dificuldades e direcionamentos importantes ao serviço junto à equipe, bem como o acompanhamento nas oficinas temático-reflexivas.
Esses momentos com usuários do CAPS objetivam, principalmente, o desenvolvimento de projetos singulares e a descoberta de atividades e potencialidades que visam à autonomia do paciente em sofrimento mental.
O projeto tem como principais parceiros o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC (UFRN) e a Prefeitura Municipal de São José de Mipibu. Inicialmente, a assinatura de convênio entre essas instituições; a partir daí, o município entrará, somente, com o transporte do médico-supervisor (Natal-São José/Natal).
Drº Epitácio é militante da Luta antimanicomial, movimento que teve seu início marcado no ano de 1987, o qual visa à substituição do modelo "assistencial" e segregacionista dos manicômios por serviços que respeitem os direitos dos usuários portadores de transtornos mentais.
Representando o Secretário Municipal de Saúde, ALEXANDRE DANTAS, o qual não compareceu por motivo de doença, a técnica do NASF, Luciana, recebeu das mãos do psiquiatra o projeto para ser entregue ao secretário e ao prefeito Arlindo Dantas.
Em nome de toda a Família CAPSMAF, deixo os agradecimentos ao Drº Epitácio pela disponibilidade, interesse, compromisso e genialidade; à Luciana, pelas explanações positivas, sensibilidade à temática saúde mental e conhecimento técnico relevante.
Esperamos que o município abrace mais este projeto, uma vez que as despesas para a prefeitura se resumirão num transporte, uma vez na semana, para o médico psiquiatra.
Matéria e fotos: Alexandre Freire
0 comentários:
Postar um comentário
poste seu comentário