Durante sessão ordinária no dia de hoje (25), na câmara de vereadores, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu apresentaram um novo e moderno sistema on-line que já está implantado no município. Trata-se do SISTEMA NACIONAL DE REGULAÇÃO - SISREG, o qual visa à garantia de regulação a pacientes residentes em nossa cidade. Com isso, usuários, referenciados pelos médicos da estratégia, garantirão marcação de consultas nas Unidades Básicas de Saúde, desafogando filas e mais filas no Centro de Referência e em outros setores de atendimento à saúde.
Das 20 equipes de PSF, usuários, conforme procedimentos disponíveis e cadastrados no sistema, sairão com seu direito e sua consulta confirmados, garantindo a equidade. Outro agravante é a invasão em massa de pacientes de outros municípios, o que superlota unidades, causando um desconforto na rede de atendimento. Para tanto, o SISREG, automaticamente, identifica se a pessoa reside no município, para posterior procedimento. Se não, cada prefeitura com suas responsabilidades.
Após intensa formação e capacitação, Jeferson e Sandoval, ambos técnicos da secretaria de saúde, fizeram uma longa explanação sobre o novo sistema de marcação de consultas. "Apesar de esse programa ser do Governo Federal, sem dúvida nenhuma, todo o interesse partiu da nossa equipe, a fim de honrarmos compromisso no atendimento prático e eficiente à população mipibuense" - concluiu Jéferson.
Por várias vezes, Sandoval simulou algumas marcações de exames, mostrando passo a passo a eficiência desse sistema que, após algumas semanas, terá a aprovação do povo e aceitação pela praticidade.
Antes, porém, da apresentação, uma vasta explanação sobre o funcionamento geral da saúde no município. Momento de interação entre os vereadores e o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Dantas.
Tendo em vista uma das grandes dificuldades enfrentadas na saúde local (INVASÃO DE OUTROS MUNICÍPIOS), identificamos a eficiência em nossa rede. O secretário Alexandre Dantas fez referência a pacientes, residentes em Natal, que violam seus endereços para serem atendidos aqui, uma prova de que, mesmo estando irregulares, onde se funciona as coisas as pessoas buscam o serviço e a melhor forma de serem atendidas.
A todo instante, vereadores buscavam melhor entendimento sobre diversas temáticas ligadas à saúde do município. Na ocasião, Alexandre era sabatinado por Márcio Freire, Verônica Senra e Janete Paiva.
Importante ressaltar que o SISREG precisará, tão-somente, de navegadores e da internet para funcionamento, já que o programa é disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Sugerimos uma otimização desses provedores na zona rural. Há alguns dias, técnicos passam por treinamento para melhor conhecimento e utilização desse novo modelo de se fazer saúde em São José de Mipibu.
Matéria e fotos: Alexandre Freire
0 comentários:
Postar um comentário
poste seu comentário