O MELHOR PÃO DA CIDADE

PRAÇA DES. CELSO SALES, N° 12 - CENTRO - SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN

SUPERMERCADO DO TELMO

O SUPERMERCADO DAS GRANDES PROMOÇÕES

CONHECER EDUCACIONAL

A ESCOLA DAS FAMÍLIAS MIPIBUENSES.

AQUI, SUA MARCA É LEMBRADA

ENTREM EM CONTATO ATRAVÉS DO EMAIL: deolhoemmipibu@gmail.com

quinta-feira, 23 de abril de 2015

PRÉDIO DA TELEMAR É PONTO DE CONSUMO DE DROGAS E REFÚGIO PARA MARGINAIS

Após inúmeros email recebidos e conversa com moradores do entorno, o blog De Olho em Mipibu foi até o prédio onde funcionou a TELEMAR em São José de Mipibu.
Há muito tempo, este espaço, localizado próximo à rodoviária, está desativado para o atendimento ao público, mas fora adotado por marginais e usuários de drogas.
A principal porta de entrada foi quebrada, facilitando o acesso àqueles que utilizam as dependências do prédio para consumirem drogas, álcool, fazerem sexo ou, até mesmo, suas necessidades fisiológicas.

Aos fundos, segundo uma moradora, o acesso ao prédio é constante a qualquer hora do dia ou da noite. "Alexandre, devido à violência que assola o nosso município, temos muito medo de sermos surpreendidos por esses bandidos" - disse a moradora que não quis se identificar.

Após retorno das férias e, agora, ciente dessa preocupante situação, pedimos o apoio do competente Tenente ISAAC LEÃO, no sentido de fazer rondas periódicas e inibir a ação dessas pessoas.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

quarta-feira, 22 de abril de 2015

MILITARES ESTADUAIS SERÃO PROMOVIDOS

A secretária chefe da Casa Civil do Governo do Estado do RN, Tatiana Mendes Cunha, e a secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (20), na sede da Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal, com os Comandantes da Polícia Militar, Coronel Ângelo Dantas, e do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Otto Ricardo Saraiva, e com os representantes das associações dos militares estaduais para debater o processo de acessão profissional, garantida legalmente à categoria, no segundo semestre de 2014, por meio da Lei de Promoção de Praças.

Durante o encontro, ficou acertado o prazo de 30 dias, a contar a partir desta terça-feira (21), para que o Poder Executivo Estadual e os Comandos das Corporações efetivem as promoções previstas na LPP com base no nas recomendações do Ministério Público (MPRN) e do Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE-RN).
 Conforme acordado entre os participantes na reunião, o Governo se comprometeu a apresentar, na próxima segunda-feira (27), o quantitativo exato de militares estaduais e suas respectivas graduações, a serem beneficiados com a promoção, que ocorrerá até o dia 22 de maio, com efeito retroativo a partir do dia determinado em lei.

A ampliação do prazo para efetivação das promoções, segundo os Comandos das Corporações, visa cumprir prazos regulamentares referentes aos recursos do quadro de acesso já publicados pelas instituições, bem como para publicação de outros documentos essenciais que ainda encontram-se pendentes. Essa medida foi necessária em relação ao grande volume de policiais aptos à promoção e o reduzido número de profissionais administrativos existentes, além dos diversos militares que estavam habilitados a concorrer a promoção que atrasaram a entrega de alguns documentos exigidos, retardando ainda mais o processo.     

De acordo com Tatiana Mendes Cunha, secretária chefe da Casa Civil, o governador Robinson Faria tem acompanhado pessoalmente todo o processo e reconhece o direito dos abnegados militares estaduais. “O governador Robinson Faria tem empenhado todos os esforços possíveis para garantir uma melhor organização nos processos de promoção da categoria, cobrado celeridade na execução das etapas previstas em lei, pois entende que esta é a hora de corrigir um déficit histórico existente nestas Corporações, resgatando vagas de promoções represadas há mais de 30 anos e a auto estima dos militares estaduais”, disse.
  
Entenda a lei

      Em julho do ano passado, o Governo do Estado, sancionou a Lei Complementar nº 515/2014 que trata do regime de promoção de praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. De acordo com a nova lei de promoções, os Praças “terão acesso e a evolução na hierarquia militar, mediante promoção de forma seletiva, gradual e sucessiva, que se dará através de ato administrativo vinculado”. Os critérios de promoção, a partir de agora, são antiguidade, merecimento, post mortem, bravura e ressarcimento de preterição.

         O último regime de promoção válido para soldados, cabos e sargentos das corporações era regulamentado pelo Decreto 7070, de 7 de fevereiro de 1977. As associações de classe cobravam uma nova lei e o cumprimento da mesma.

        Dentre as providências descritas na lei estão o período para que ocorram as promoções, os prazos para o Estado concedê-las, os cursos de formações e a instituições das comissões que analisarão os pedidos.

"SÃO OS MARTÍRIOS QUE FAZEM OS SANTOS" - PELA HISTORIADORA LÚCIA AMARAL

Joaquim José da Silva Xavier (TIRADENTES)

O passado não abre as suas portas para que entendamos melhor a pena de Tiradentes. No entanto, nos campos sem fim que corta nossos sonhos vemos subindo no ar uma forma serena de um homem que hipotecou a sua vida por um ideal; uma vaga forma desprendida do tempo, uma mão que acenava de longe. A mão do Alferes Joaquim José da Silva Xavier.

Em Minas, a Minas de toda esperança e de todo seu desespero, como um bandoleiro qualquer, os soldados o prenderam. Ele que veio para trabalhar para todos foi abandonado, porque todos os amigos tremeram, todos os amigos fugiram e só ficou o Alferes. Foi acusado e sem amigos nem parentes, sem casa fazenda ou lavras assumiu toda responsabilidade. Foi o salvador que não se salvou, foi o resgate da nossa liberdade.

Joaquim José da Silva Xavier sofreu na pele a pior das tiranias: aquela que persegue o espírito; um espírito libertário e de ideais nascidos na esperança de um povo subjugado. Mas ele venceu o medo, expôs sua dignidade quando o esquartejaram e altaneiro derramou o seu sangue em prol do Brasil, porque os governantes quando não sabem fazer-se estimar, recorrem à tirania para se fazer temidos.

Tiradentes, por força da profissão que exercia. Alferes, na tentativa de entender o significado de comandar. Mártir, como uma maneira de confiar ao país, a semente nobre dos ideais que acalentou quando derramou seu sangue para que - no futuro -  esse país tão amado  pudesse fazer uma colheita pródiga.

Hoje, o sentimento de liberdade que Tiradentes acalentou por toda a sua vida, enfrentou percalços, derrubou regimes, construiu caminhos e navega ainda nas águas turbulentas da intolerância e do desamor. Hoje, o Brasil caminha por caminhos “nunca antes caminhados.” O medo, a angústia e a revolta permeiam a vida desses caminhantes temerosos, desses homens que ainda não entenderam a mensagem do Alferes.

         TIRADENTES: SEU IDEAL FOI  SUBLIME E O SEU GESTO, NOBRE!

                                                                                                           
Lúcia Amaral

sábado, 18 de abril de 2015

FEIRANTES AGRADECEM AO VEREADOR MÁRCIO FREIRE O RETORNO DA FEIRA PARA O LUGAR DE ORIGEM

Hoje, dia 18 de abril, finalmente, a feira livre voltou para o seu lugar de origem, o entorno da Praça Desembargador Celso Sales - Centro, próximo ao Mercado Público.
Tendo em vista serviço asfáltico, neste lugar, a feira funcionou por uns meses próximo à Escola Barão de Mipibu.
Devido a essa transferência, muitos comerciantes, principalmente, do mercado público central amargaram alguns prejuízos em suas vendas. Prejudicados, buscaram ajuda do vereador e comerciante Márcio Freire que levou às reivindicações ao prefeito Arlindo Dantas.
Sensível aos trabalhadores mipibuenses, Arlindo atendeu o pedido do vereador e, juntamente, com o Secretário Municipal de Obras, José Eduardo, sentou e ouviu o clamor da população.

Ao lado do vereador Márcio Freire (camisa branca), amigos feirantes o parabenizaram pela louvável iniciativa.
"Deixo, também, meus sinceros e merecidos parabéns ao vereador Márcio pela ação em prol das famílias comerciantes de São José de Mipibu. Aqui, contamos com um espaço mais amplo e adequado para comercializarmos nossas mercadorias" - disse o amigo feirante, Jorge Crispim. 
O militar aposentado, Ubirajara Freire, e o comerciante, Manoel Gomes (Manoelzinho), moradores do centro, aprovaram tal ação da prefeitura municipal, no sentido de melhorar a qualidade de vida e a renda de centenas de pessoas.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

sexta-feira, 17 de abril de 2015

SÃO JOSÉ DE MIPIBU - COORDENADORA DA ATENÇÃO BÁSICA REAGE À MATÉRIA DO BLOGUEIRO JOÃO MARIA FREIRE

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em nota veiculada hoje sexta-feira (17/04/15) no blog de JÕAO MARIA FREIRE (Texto do blog João Maria Freire) sobre os atendimentos médicos na saúde no município de SÃO JOSÉ DE MIPIBU, merece alguns esclarecimentos para que notícias não fidedignas sejam divulgadas: não temos UPA (UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO ), está em processo de construção. Possuímos uma Unidade Básica de Saúde da COHAB que pode ser visualizada na foto que o blog postou, essa unidade presta serviço,  à noite, final de semana,  e feriados, desde o dia 26 de março de 2014 como forma de viabilizar assistência básica  aos munícipes de São José de Mipibu, decorrente do fechamento do pronto atendimento adulto  que anteriormente era realizado pelo Hospital Regional MONSENHOR ANTONIO BARROS no Governo de Rosalba Ciarlinni. Nessa UBS, possuímos uma equipe multiprofissional: 01 MÉDICO, 01 ENFERMEIRA, 02 TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, que inclusive no plantão noturno da última quinta-feira (16/04) prestaram atendimentos a 58 usuários, e que, de janeiro a março, realizaram 4.179 atendimentos; vale ressaltar que outros municípios circunvizinhos também procuram nosso atendimento, mesmo não sendo de nossa responsabilidade, por ser um atendimento básico. Em nosso município a atenção básica possui 20 equipes da Estratégia Saúde da Família, todas compostas pelos profissionais preconizados, segundo o Ministério da Saúde, entre essas, 08 médicos do Programa de Provimentos de Médicos do Ministério da Saúde (PROVAB, MAISMEDICO).
Providências estão sendo tomadas para a reabertura do pronto socorro adulto (PSA) do Hospital Regional MONSENHOR ANTONIO BARROS, inclusive, na última quinta-feira (16/04), durante o encontro com o secretário de Saúde, Ricardo Lagreca, o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Dantas, o prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas e o vice- governador do RN, Fábio Dantas,  reivindicaram  a reabertura do pronto socorro, atualmente com o atendimento materno-infantil.

São José de Mipibu/RN, 17 de abril 2015.

Francislene Ribeiro Pereira

Coordenação Atenção Básica

VICE-GOVERNADOR, FÁBIO DANTAS, COORDENA REUNIÃO SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE PARA SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Abrir espaço para o diálogo para discutir melhorias na saúde e segurança pública do município de São José de Mipibu e região. Esse foi intuito da reunião promovida pelo vice-governador, Fábio Dantas, realizada na tarde desta quinta-feira (16), com a presença da secretária de Segurança Pública (Sesed), Kalina Leite, e do secretário de Saúde Pública (Sesap), Ricardo Lagreca. O encontro ainda contou com a participação do prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, um grupo de parlamentares liderado pelo presidente da Câmara de vereadores, Figueiredo Varela e da deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB).

“Essa abertura de diálogo para que os gestores do Estado possam ouvir os pleitos dos municípios é uma política do atual governo. Contar com a presença dos secretários é importante para que juntos possamos encaminhar medidas que venham a melhorar o atendimento à população no que diz respeito à segurança e a saúde em São José de Mipibu e região”, disse Fábio Dantas.
Durante o encontro com o secretário de Saúde, Ricardo Lagreca, o prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, reivindicou a reabertura do pronto socorro da unidade, fechado em meados de 2014 no governo passado.  Atualmente a unidade só funciona com o atendimento materno-infantil. “Com o fechamento do pronto socorro hoje a população de São José de Mipibu e dos municípios da região sofre com a falta de atendimento”, declarou Arlindo Dantas.

O titular da Sesap ouviu com atenção do pedido e se prontificou em avaliar junto com a sua equipe medidas para reabrir o atendimento em São José de Mipibu. “Nós precisamos avaliar essa necessidade do município e com a Prefeitura vamos viabilizar a melhor forma para que isso aconteça. Também teremos o cuidado de preservar o perfil que hoje o hospital tem para o atendimento materno-infantil”, declarou Lagreca.
Segurança pública

No encontro com a secretária da Sesed, Kalina Leite, os pedidos foram o aumento do efetivo do município de São José de Mipibu e a reestruturação da delegacia de Polícia Civil.  De acordo com os representantes do Executivo e Legislativo da cidade, é crescente a ocorrência de assaltos na zona Rural de São José. Há também um temor pelo crescimento dos homicídios. Neste mês de abril já foram contabilizados três assassinatos na cidade.

Kalina Leite apresentou aos presentes os recentes avanços na área da segurança pública do Estado, entre eles, a redução dos crimes de homicídio em São José de Mipibu. Até o início deste mês foram registrados oito assassinatos. No mesmo período do ano passado foram 18 mortes violentas.
A titular da Sesed também disse estar ciente do trabalho e planejamento que ainda precisa ser feito para garantir mais segurança à população. A secretária também designou uma equipe da Sesed para se reunir com os representantes das polícias Civil e Militar de São José de Mipibu e região para o planejamento de ações de combate ao crime.
“Uma reunião como essa é importante para ver que a segurança pública é uma preocupação de todos os representantes do município e uma questão que não depende somente de polícia. Quando se trabalha de forma integrada a população é a maior beneficiada”, avaliou Kalina Leite.

Também participaram da reunião sobre a segurança pública o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ângelo Dantas; o comandante de Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Sairo da Rocha e Silva; o 3º Batalhão da PM, tenente-coronel Jair Júnior; o comandante do Policiamento de São José de Mipibu, tenente Isaac Leão; o diretor de Polícia do Interior, delegado Cleiton Pinho; e o delegado de São José de Mipibu, Marcos Geriz.

*FOTOSAline Bezerra

segunda-feira, 13 de abril de 2015

DEPUTADA CRISTIANE DANTAS ABRE AUDIÊNCIA CUJO TEMA FOI "VIOLÊNCIA, QUANDO A VÍTIMA É A MULHER"

"A violência contra a mulher deve sempre estar em pauta, porque a violência contra a mulher acontece todos os dias. A violência doméstica é apenas a ponta de um iceberg que começa com agressões morais e psicológicas",  com essas palavras a deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) abriu a audiência pública que teve como tema: "Violência, quando a vítima é a mulher". A audiência, realizada na manhã desta segunda-feira (13),  no plenarinho da Assembleia Legislativa, reuniu representantes de vários órgãos e entidades que lutam pela defesa da mulher vítima de violência doméstica.

Compuseram a mesa ao lado da deputada,  a representante da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN, Melayne Macedo; a juíza da Coordenadoria Estadual da Mulher Vítima da Violência, Fátima Soares; a defensora pública, Disiane Costa; a delegada da Deam de Parnamirim e representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Dulcinéia Costa; a delegada da Deam da zona Norte e representante da Degepol, Marina Toffoli; a representante da Federação dos Conselhos Comunitários do RN, Graça Lucas; a secretária adjunta de Política para as Mulheres de Natal, Vera Raposo; e o representante do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Ivênio Hermes. 

"Parabenizo a deputada por promover esse debate. A violência contra a mulher acontece realmente todos os dias e é importante que tenhamos esse espaço para apresentar as ações do Programa Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e as nossas dificuldades para efetivar a Lei Maria da Penha",  declarou Melayne Macedo ao apresentar as ações da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN.

A representante da Feceb-RN, Graça Lucas, fez um apelo para que as sugestões sugeridas na audiência seja efetivadas. “Já tivemos conquistas importantes como a Lei Maria da Penha, mas muitas ações ainda precisam sair do papel para que a lei seja integralmente cumprida. Nós que atuamos diretamente nos bairros nos deparamos com a situação de violência doméstica todos os dias e vemos muitas mulheres que não conseguem o amparo necessário para se libertar de seus agressores”, apontou Graça Lucas.
A deputada Márcia Maia (PSB) também contribuiu com o debate e reforçou a necessidade de efetivar a Lei Maria da Penha. “É importantes termos momentos como esse, precisamos também ir além do debate porque acredito que a Lei Maria da Penha ainda não é aplicada em sua plenitude”, disse Márcia Maia.
Durante a audiência,  dados da violência contra a mulheres foram apresentados aos presentes. De acordo com o Conselho Estadual de Direitos Humanos 122 crimes violentos contra as mulheres foram registrados em 2014, o que representou um crescimento de 39% em relação aos últimos quatro anos. Em 2011 foram 73 crimes, seguidos de 72 em 2012 e 111 em 2013. O representante do Conselho avalia que a violência doméstica está ligada ao machismo. "A agressão não começa fisicamente. As mulheres precisam reclamar mais, buscar mais ajuda para deixar de serem vítimas. É preciso ainda que as mulheres eduquem seus filhos a não serem machistas para criar uma cultura de não-violência",  ponderou Hermes.

As delegadas das Deam’s de Parnamirim e da zona Norte falaram sobre a necessidade de reestruturação das unidades passando pelo incremento do efetivo de agentes e escrivães. “Na Deam da zona Norte precisamos ampliar o números de agentes e que esses profissionais sejam mulheres para atender as vítimas que procuram a delegacia. Já fizemos esse pleito à secretária Kalina Leite e acredito que ela será sensível a isso”, disse a delegada da Deam da zona Norte, Marina Toffoli.

“Além da repressão à violência contra a mulher, papel executado pela Polícia Civil, acredito que devemos também trabalhar na prevenção para que o homem não seja ou deixe de ser agressor. Buscar uma forma de efetivar isso também deve ser uma bandeira dessa luta”, sugeriu a delegada da Deam de Parnamirim, Dulcinéia Costa.

Ao longo da audiência os participantes puderam entender o papel de cada órgão no combate à violência contra a mulher. No espaço reservado aos oradores inscritos na plenária, a coordenadora do Fórum de Mulheres do RN e agente comunitária, Alexsandra Cândido, expôs aos presentes que já foi vítima da violência e hoje realiza palestras sobre o assunto.  "É preciso constantemente falar sobre isso para que mais mulheres não sejam vítimas da violência como eu fui ou pelo menos tenham coragem de enfrentar essa situação", declarou Alexsandra Cândido.

A deputada Cristiane Dantas avaliou o debate de forma positiva. “Apesar do crescimento da violência doméstica, cujos dados foram apresentados hoje, a audiência foi muito positiva pois agora podemos refletir melhor sobre a realidade da violência contra a mulher e buscar formas de contribuir com a ações que precisam ser melhor efetivadas. Hoje saio com importantes encaminhamentos para projetos que poderemos apresentar na Assembleia Legislativa”, disse Cristiane Dantas.

Comenda 

Ainda na audiência foi entregue, por iniciativa da Federação dos Conselhos Comunitários do RN (Feceb-RN), a comenda "Nalva Medeiros" às mulheres que prestaram serviço à  causa feminista e comunitária. Foram homenageadas com a comenda a Melayne Macedo da Marcha Mundial das Mulheres; Mércia Maria da Silva, presidente do Conselho Comunitário de Murici em Extremoz; Eudiane Macedo, vereadora de Natal; Maria da Paz Soares, presidente da Associação das Profissionais do Sexo; e Edna Lúcia Soares de Souza do Movimento de Mulheres. 


*Fotos: Aline Bezerra

PROFESSORES IRÃO REPOR AULAS DO PERÍODO EM QUE ESTIVERAM EM GREVE

Sentado no chão do Gabinete do prefeito Arlindo Dantas, o assessor jurídico do Núcleo Sindical dos Trabalhadores em Educação, Francialdo Cássio, juntamente com uma colega sindicalista, esboçou um calendário para a reposição das aulas do período em que os professores estiveram em greve.

Diante disso, o município vai ressarcir, mediante aprovação de um calendário pelo Conselho de Educação, o dinheiro que fora descontado na folha de pagamento do mês passado a cada profissional servidor da educação, e os alunos não amargarão prejuízo nesses dias em que ficaram sem aula.

Matéria e foto: Alexandre Freire

PREFEITURA IRÁ RESSARCIR DESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO AOS PROFESSORES

Após decretada greve ilegal, professores da rede municipal de São José de Mipibu se reuniram, hoje (13), na sede do Executivo. Além do término do movimento grevista e retorno imediato dos professores às escolas, representante da gestão firmou acordo com membros do Núcleo Sindical, para devolução do dinheiro descontado em folha, mês passado, a todos os professores.
Muito receptivo e atencioso à classe docente, Marcos Freire, Secretário Municipal de Administração, prometeu reposição do valor até 30 de abril ou 1º de maio. O sindicalista Marcelo Manduca sugeriu pagamento, em caráter emergencial, aos Agentes Educacionais no dia 20 do corrente. Porém, essas datas serão discutidas e fechadas em outro momento.
 
Matéria e fotos: Alexandre Freire

SINTE-SÃO JOSÉ DE MIPIBU OFICIALIZA A PARALISAÇÃO DA GREVE DOS PROFESSORES


Do blog (ALEXANDRE FREIRE): Com o fim da greve da educação, os parabéns de hoje vão para os nossos alunos de São José de Mipibu, sobretudo, os que dependem da escola pública para adquirirem conhecimento e sonharem por dias melhores e um futuro mais digno.

Importante ressaltar que todo o processo democrático demanda compreensão e respeito e a recíproca deve ser verdadeira. Nesse sentido, também, deixo os parabéns ao Secretário Municipal de Administração da prefeitura, Marcos Freire, bem como ao Assessor de Gabinete do prefeito Arlindo Dantas, Clidenor Ferreira, pessoas estas educadas, sensatas, as quais, durante todo o processo grevista, receberam a categoria docente para inúmeras conversas.

Mesmo reconhecendo a ilegalidade da greve, meu respeito, reconhecimento e admiração aos amigos Joaquim Tomé, Marcelo Manduca, Adriana Suassuna, Francialdo Cássio, Cláudio Carvalho, Da Luz, Rondinelli Rangel, Jomar Leandro e tantos outros engajados nesse processo democrático.

Enfim, dizer que o nosso município voltará a oferecer ensino aos nossos alunos, fruto de uma demanda de professores preparados, inteligentes e dignos de serem chamados de verdadeiros educadores.

Referencio o prefeito Arlindo Dantas que, devido a problemas de saúde, não pôde acompanhar o desenrolar dos fatos, nem tão pouco sentar com a categoria e negociar. Porém, sempre esteve na torcida, a fim de que os estudantes mipibuenses voltassem às aulas.

Matéria: Alexandre Freire

domingo, 12 de abril de 2015

PROFESSORES MIPIBUENSES FARÃO PROTESTO NA BR-101

Amanhã, 13 de abril, conforme convocação nas redes sociais, os professores de São José de Mipibu, que estão em greve há quase um mês, continuarão protestando. Dessa vez, a categoria conclama os grevistas para a BR-101, onde, na ocasião, interditarão o fluxo de veículos no trecho que corta o município.

Importante ressaltar que a referida greve foi julgada ilegal por parte do TJ.

Mais uma vez, torçamos para que o impasse seja resolvido e os nossos jovens e crianças voltem imediatamente às aulas.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

sexta-feira, 10 de abril de 2015

COMPAIXÃO E MISERICÓRDIA - PELO PADRE MATIAS SOARES (SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN)

Há uma leitura sociológica sobre a situação relacional do humano na pósmodernidade, que é preocupante: A globalização da indiferença. Existe uma leitura antropológica e outra teológica, com as quais desenvolverei o argumento sobre a necessária relação entre a compaixão e a misericórdia. Pois partimos do princípio de que quem é misericordioso sempre tem compaixão; mas, nem sempre quem tem compaixão é misericordioso. Deus é misericordioso e, por isso, sente compaixão. Ele sente as misérias da humanidade e entra na sua história para resgatá-la de todas elas, inclusive da morte, que é a radicalidade do sofrimento humano. O homem sente compaixão; porém, nem sempre tem misericórdia.
A filósofa judia, Hannah Arendt, em sintonia com as motivações da Revolução Francesa,afirma que “a compaixão é inquestionavelmente um afeto material natural que toca, de forma involuntária, qualquer pessoa normal à vista do sofrimento, por mais estranho que possa ser o sofredor, e portanto poderia ser considerada como base ideal para um sentimento que ao atingir toda a humanidade, estabeleceria uma sociedade onde os homens realmente poderiam se tornar irmãos”. Era o ideal da Revolução que exilou as suas raízes cristãs. O divórcio gerou a perplexidade na leitura que se fez necessária nos “tempos sombrios” da modernidade,principalmente, com os questionamentos que foram feitos à condição humana do pós-guerra.O Papa emérito, Bento XVI, quando visitou o campo de concentração nazista de Auschwitz, questionou o seguinte: “Onde estava Deus quando tudo aquilo aconteceu?” O Papa Francisco denunciou, na sua visita à Lampedusa, a“globalização da indiferença”. O sociólogo polaco, Zygmunt Bauman, descreve esta estrutura da indiferença de modo claro, ao dizer que vivemos em tempos líquidos. Neste contexto, o lugar para a compaixão é mínimo. Ela existe, mas não é suficiente.
Jácom João Paulo II, mas agora de um modo mais intenso e contundente com o Papa Francisco, o tema da misericórdia é retomado como atributo essencial da realidade de Deus. Ele é um Pai misericordioso. Eis a verdade sobre Deus que o mundo precisa conhecer e experienciar. No final deste ano haverá a abertura do ano da misericórdia. Eis a marca teológica do pontificado de Francisco que ele está fazendo questão de demarcar. Este será lançado na próxima solenidade da Imaculada Conceição e se concluirá no dia 20 de novembro de 2016, domingo de Cristo Rei. O julgamento de Deus é a sua misericórdia. Ele nos julga, nos amando. O que faz com que esta resposta teológica esteja escondida é a crise de fé do homem contemporâneo. O olhar proativo do Papa Francisco é que ninguém pode se sentir ou ser excluído da misericórdia de Deus. Falar da misericórdia é falar do amor de Deus que penetra o coração humano e o converte. Ele é aquele que pode resgatar a pessoa completamente. Essa misericórdia, que é para todos,deve ter meios de manifestação. Sendo assim, podemos e devemos pensar a misericórdia e a compaixão como sentimentos que se completam para plenificar e reintegrar a pessoa humana.
Enfim, pode existir compaixão sem a misericórdia; mas, nunca misericórdia sem compaixão. A autêntica misericórdia nos leva a compaixão. Por isso que, o que a Igreja está para celebrar é importante para sua vida interna e, também, a vidada humanidade. As pessoas não vivem a compaixão porque não estão abertas à misericórdia.Esta relação precisa ser aprofundada. A misericórdia é de Quem ama e que está sempre de braços abertos a perdoar e a acolher. Ela é humanizadora porque promove a dignidade de todos. Leiamos, meditemos e apliquemos o capítulo 15 do evangelho de São Lucas, com a sua simetria, e perceberemos que a compaixão é conseqüência da justiça misericordiosa de Deus. Assim o seja!
Pe. Matias Soares

Vigário Episcopal da Arquidiocese de Natal. 

ROBINSON FARIA: 100 DIAS DE GOVERNO E MUITO TRABALHO

"Chegamos aos 100 dias do Governo com a sensação de que faremos das pedras do caminho o alicerce para a construção de um Governo sério e comprometido com o trabalho e com os anseios do povo". Com essas palavras o Governador Robinson Faria resume a chegada do centésimo dia do seu mandato, enfatizando algumas ações que demonstram o espírito de trabalho que ele trouxe consigo, acompanhado do mesmo sentimento por sua equipe: "Livres das amarras de acordos políticos durante o pleito que me elegeu Governador, pude escolher por critérios absolutamente técnico todos os meus auxiliares. Isso é bom para o Rio Grande do Norte porque estamos cercados de profissionais competentes e dispostos a gerir a coisa pública com zelo e responsabilidade", disse o Governador, recordando que uma outra marca de sua gestão é a busca pelo diálogo com os outros Poderes constituídos, estreitando os interesses em prol da sociedade seja no âmbito do Judiciário, Legislativo, Ministério público, sindicatos, entidades e toda a sociedade potiguar.
Robinson Faria também destaca algumas ações nesse primeiro momento como, por exemplo, não atrasar o pagamento dos salários do servidor público estadual, ativos e inativos; a busca de equilíbrio fiscal e de liquidez tributária, com medidas tomadas pelas Secretarias de Tributação, do Planejamento, em parceria com o Ministério Público, para diminuir a sonegação fiscal; no âmbito da Segurança Pública, diminuição dos índices de violência, principalmente em grandes datas festivas como o carnaval, devido ao fato de o Estado ter pago adiantado diárias operacionais para ter mais policiais nas ruas. Sua visão empreendedora o levou a buscar negociações com empresários interessados em investir no Estado, e algumas delas já demonstram resultado, como o caso da volta de voos nacionais e internacionais, incrementando, portanto o turismo estadual. A articulação com o Governo Federal também garantiu nesses primeiros 100 dias a assinatura de convênio com o Ministério das Cidades para as obras de saneamento da capital, que sairá da cobertura de 36% para 100%, beneficiando mais de 1,2 milhões de pessoas.
“O povo do Rio Grande do Norte sabe da minha ousadia em sonhar e me deu carta branca para isso desde o ano passado, quando me elegeu Governador. Sei das dificuldades, mas não gosto de negativismos e tenho dito constantemente à minha equipe que quando encontrarmos um limão, façamos uma limonada. Tenho muito respeito pela confiança que me foi dada”.
Abaixo veja resumo dos 100 dias de trabalho do Governo do Rio Grande do Norte

Educação – Reajuste do piso dos professores e especialistas em educação em 13,01%, pela Lei Complementar nº 513; Convocação de mais de 400 professores concursados para compor o quadro de professores efetivos da Rede Estadual de Ensino.

Segurança
- Entrega, em fevereiro, de 50 novas viaturas para a PM de 33 municípios;
- Renovação, por mais um ano, do contrato de locação de 200 veículos para as ações de segurança, o que possibilitou a substituição imediata de 6 viatuturas;
- Operação “Carnaval Mais Seguro”: mais de 1 mil policiais em cerca de 40 municípios; queda de 18,18% no número de crimes em relação ao carnaval do ano passado; diminuição de 14,8% no número de roubos em relação ao carnaval passado; redução de 26,9% no número de furtos em relação ao carnaval passado; queda de 38,2% em casos de lesões corporais em relação ao carnaval passado; redução de 30% do número de crimes violentos de janeiro para fevereiro deste; Incremento de 300 policiais no trabalho diário das ruas, na capital e interior:
- Capacitação de agentes de segurança pública, na área de investigação de crimes, oferecida pelo FBI.
- Investimentos no Itep, com o início das atividades do Laboratório de DNA, dando agilidade aos processos; convênios em execução na ordem de R$ 6,4 milhões para modernizar e aprimorar o órgão (reaparelhar a Ouvidoria; Estruturar perícia técnica e o CONEN)
- Instalação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) envolvendo agentes públicos do Executivo, Judiciário e sociedade civil organizada para conter os motins ocorridos em presídios do Estado

Saúde
- Visitas técnicas às principais unidades hospitalares regionais (Walfredo Gurgel/Clóvis Sarinho, Dr. Tarcísio Maia, Cleodon Carlos de Andrade, Nelson Inácio dos Santos, Maria Alice Fernandes, Varela Santiago)
- Retomada dos Serviços paralisados com o pagamento em atraso dos contratos com as empresas terceirizadas
- Negociação com o sindicato para retomada dos serviços terceirizados em greve
- Realização de 259 cirurgias ortopédicas em fevereiro no Deoclécio Marques, que teve uma terceira sala cirúrgica aberta
- Visita ao Ministro da Saúde para fortalecer o apoio à gestão.
Programa Estadual de Controle da Dengue e Febre do Chikungunya
- Ações para prevenção e controle de surtos e epidemias de dengue, em Natal, Acari, Currais Novos, Cerro Corá, Bodó, Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Santana do Seridó e Jardim de Piranhas.

Saneamento
Natal 100% saneada
- Assinatura de ordens de serviço para saneamento básico das zonas Norte e Sul de Natal com o Ministério das Cidades - Recursos: R$ 504 milhões; Beneficiados: 1,2 milhão de pessoas da capital e Grande Natal. Natal sairá de 36% para 100% de saneamento. - A zona Norte será a principal beneficiada (atualmente, tem apenas 3% de saneamento)

Turismo
- Redução do ICMS sobre o QAV (querosene de aviação) de 17% para 12% para as empresas aéreas que implantarem voos comerciais, e para 9%, no caso da criação de voos internacionais.
- Voo Buenos Aires - Como resultado da redução do ICMS sobre o querosene de aviação, a companhia GOL pediu à ANAC para iniciar voo semanal de Natal para Buenos Aires, já no segundo semestre deste ano.
- Voo Campinas – também motivada pela redução do QAV a GOL confirmou um novo voo Campinas-Natal-Campinas agendado já para o próximo 4 de julho em parceria com a operadora CVC.
- Voo Mossoró/Recife - A companhia Azul passará a operar esta linha, assim que a ANAC libere o Aeroporto Dix-Sept Rosado.
- Voo Belo Horizonte/Natal - A companhia aérea Azul também se comprometeu a colocar voos extras ligando as duas cidades na alta temporada, em julho.
- Centro de Convenções - retomada da gestão do Centro de Convenções de Natal, administrado havia 16 anos pela Cooperativa Coohtur. A medida vai regularizar a situação do equipamento que era um bem público administrado pela iniciativa privada.

Planejamento
Plano de Aplicação dos R$ 850 Milhões - O Plano de Aplicação abrange obras de infraestrutura para dinamização da base econômica, garantindo a sustentabilidade e a geração de emprego e renda e para ampliação e modernização da infraestrutura socioeconômica com uma logística integrada e eficiente, bem como contrapartidas para convênios, contratos de repasse, operações de crédito ou instrumento congênere.
Pagamento da Folha de Pessoal em dia
Contingenciamento - com o intuito de manter o equilíbrio financeiro e considerando que a previsão de receita estabelecida no Orçamento 2015 não foi atingida em janeiro de 2015, a SEPLAN, através do Decreto nº 24.955, de 27 de janeiro de 2015, adotou o contingenciamento nos repasses em 25% (vinte e cinco por cento). Exceto para recursos previstos ao PROADI, PROGÁS, PASEP, dívida pública, transferências compulsórias aos municípios, gastos da saúde, educação e segurança pública.
- Termo de Compromisso para Pagamento dos Valores constantes das Requisições de Pequeno Valor “RPVs”
- Precatórios – a SEPLAN realizou durante o primeiro bimestre de 2015, a negociação da dívida referente ao débito remanescente de 2013, o valor de 2014 e 2015 e que impedia o estado de emitir a sua certidão de adimplência com precatórios. O valor total da dívida do Estado referente a precatórios chega a R$ 424.166.000,00 (quatrocentos e vinte e quatro milhões, cento e sessenta e seis mil reais) e em negociação com o Tribunal de Justiça ficou acordado que durante o exercício 2015 será pago o montante de R$ 69.326.000,00 (sessenta e nove milhões, trezentos e vinte e seis mil reais), já tendo sido pago no primeiro bimestre de 2015, o valor de R$ 7.000.000,00 (sete milhões de reais) para os precatórios da Administração Direta.
Fluxo de curto de prazo x Fluxo de longo prazo - A SEPLAN até o ano de 2014 trabalhava apenas com o fluxo de curto prazo para realizar o controle das despesas. A partir de 2015, estabeleceu-se a elaboração do fluxo de longo prazo, adotando um novo procedimento que implicará num controle mais efetivo das despesas a serem realizadas, incluindo, para tanto, a construção de cenários.

RN Sustentável
- Convênios e Projetos em andamento com o Governo Federal
- Levantamento e análise das informações sobre os projetos que possuem convênios e contratos de repasses. Foram elaborados Relatórios de Acompanhamento de Convênios e Projetos, possibilitando realizar uma previsão mais aproximada dos recursos a serem desembolsados para o pagamento de contrapartidas.
- Adequação do SIAF ao novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP
- Treinamento para Orientações sobre os Instrumentos de Planejamento PPA, LDO e LOA
- Reunião com a Secretaria Executiva da Presidência da República
- Reunião com a FIERN e Secretários de Estado
- Reuniões com Representantes de Entidades Sindicais

Tributação
- Aumento da liquidez tributária, com a assinatura de um Convênio de Cooperação Técnica com o Ministério Público que cria o Comitê de Recuperação de Ativos Tributários (CRAT) e seguirá modelo aplicado em Minas Gerais, que tem melhorado a cobrança e arrecadação da Dívida Ativa, e se tornado exemplo em todo o Brasil.
- Intensificação da fiscalização de mercadorias em trânsito.
- Benefícios fiscais para estimular as atividades comerciais do setor de Autopeças.
- Manutenção do crescimento da arrecadação própria do Rio Grande do Norte em
níveis acima dos experimentados na esfera federal.
- Simplificação da Legislação relativa à concessão de regimes especiais de
tributação.
- Abertura de diálogo amplo com as Federações do comércio e da indústria, visando o desenvolvimento de ações conjuntas para o desenvolvimento do Estado.
- Recadastramento das entidades participantes do Programa Cidadão Nota 10, para regularizar o programa.

Desenvolvimento Econômico
- Estudo da lei atual que rege o PROADI - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte para torná-lo mais atrativo;
- Realizadas reuniões com importadores e exportadores do Rio Grande do Norte, com a participação do Consórcio Inframérica, objetivando atrair novos investimentos para o Estado Parque Tecnológico de Energia do RN
IMPORT/RN - apoio a empresas que realizarem importações usando as estruturas aeroportuária e portuária do RN
- intermediação de Parceria com a UFRN sobre localização do Parque Tecnológico,
na área da Escola Agrícola de Jundiaí.
Coordenadoria De Áreas Industriais - Codai
- Criação do Distrito Industrial de Parelhas, onde será instalada Granito THOR, maior exportadora do segmento de toda a América Latina, com filial no Rio de Janeiro.
- Facilitação da futura instalação da cerâmica Elisabeth em Goianinha, com investimento de 175 milhões de reais e geração de 400 empregos. Será a primeira indústria instalada no município de Goianinha.

Infraestrutura
- Retomada das obras da Barragem de Oiticica após assinatura de um Termo de Compromisso com o movimento das pessoas atingidas pela construção. Serão feitas 381 indenizações e construção da comunidade Nova Barra de Santana. A Barragem está com 34% dos serviços executados.
- Pró-Transporte (Natal) - Valor da obra: R$ 88.221.480,67 (Orçamento Geral da União, FGTS e contrapartida do Governo do Estado), conclusão em novembro.
- Ponte em São José de Campestre - Valor da obra: R$ 4.340.479,84 (Governo do Estado em convênio com o Governo Federal através do Ministério da Integração)
- Centro Tecnológico Mineral (Currais Novos) - Valor da obra: R$ 754.437,70 (Recursos: Governo do Estado e Governo Federal por meio do FINEP - Agência Brasileira de Inovação)
- Centros Estaduais De Educação - Valor da obra: R$ 64.438.226,06 (Governo do Estado em convênio com o Governo Federal através do Ministério da Educação)
- Reforma e Ampliação do Hospital Dr. Pedro Germano (Hospital Da Polícia,
em Natal) - Valor da obra: R$ 6.061.023,50 (Governo do Estado): terá sete salas de cirurgia. Já estão em funcionamento os setores de Clínicas Médicas, Farmácia, Núcleo de Residência em Saúde e Administrativo. - Setores ainda em obra: Centro Cirúrgico, UTI Adulto e Neonatal, Maternidade, Setor de Imagem, Laboratórios de Análises Clínicas.
Construção da sede própria do Campus da UERN (Natal) - Valor R$ 8.122.421,23 (Recursos do Governo do Estado)

Ação Social
- Entrega de 484 cisternas por meio da Sethas, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A meta é construir em 2015, 3.923 cisternas da primeira água (para consumo humano) e 1.815 (para consumo animal e cultivo) com recurso de R$ 33,8 milhões;
Incentivo ao artesanato regional
- Reforma da estrutura e reformulação do cardápio do Restaurante Popular

Agricultura
Distribuição de Sementes - 463.258 quilos distribuídos em 2015 pelo Programa de Distribuição de Sementes, que beneficiará 137 municípios e 35 mil agricultores familiares; investidos R$ 4,310 milhões.

Esporte
- Zico 10: Secretaria de Esportes estuda implantar o projeto que atende crianças e
adolescentes em escolas de futebol para combater a violência e o uso de drogas.

Meio Ambiente
- Reestruturação da Central de Atendimento do Idema
– Emissão de 698 licenças até 31 de Março de 2015, sendo 319 de atividades
petrolíferas
- Emissão de licenças como a do Complexo eólico Parque do Facheiro que beneficiará os municípios de Lajes, Caiçara do Rio do Vento e São Tomé, com expectativa de geração de 2 mil empregos durante a sua implantação.
- Licença de Instalação da CAERN para a Rede coletora e estações elevatórias do Sistema de Esgotamento Sanitário das Bacias da Zona Sul e Oeste de Natal, além da zona norte.
- Renovação da Licença da Barragem de Oiticica;
- Emissão da licença da Estrada da Pipa;
- 10 Licenças para os parques eólicos no mar;
- Embargo da obra do pontal de Baía Formosa, uma solicitação da população.
- Transição da gestão do Cajueiro de Pirangi em cumprimento de decisão judicial, para que o Idema assuma o controle efetivo do mesmo;

Regulação dos Serviços Públicos
- A Agência Reguladora de Serviços Públicos passou a fiscalizar os parques eólicos.
- Estão sendo elaboradas Normas Regulatórias para a Distribuição de Gás Natural e em um estudo da Margem Bruta da Companhia Potiguar de Gás – POTIGÁS, para fins de fiscalização.
- Ouvidoria: a Arsep está voltando suas ações para melhorar o atendimento aos consumidores. Para isso, passou a participar das reuniões do Conselho de Consumidores da COSERN e também de Audiências e Consultas Públicas.