Desde o dia 10 de junho, a Igreja Matriz de Sant'ana e São Joaquim, maior símbolo da religiosidade do povo de São José de Mipibu, passa por manutenção.
Com isso, as principais celebrações foram transferidas para o Centro Social Monsenhor Antônio Barros e outras localidades, de acordo com cada setor missionário católico.
Segundo o senhor Canindé Ribeiro, coordenador geral da manutenção, "Se tudo transcorrer no ritmo de trabalho da nossa equipe, o prédio estará pronto no dia 18 deste mês".
Em meados de 1842 e 1894, durante a passagem do vigário daquela freguesia chamado de Cônego Gregório Ferreia de Lustrosa, houve uma ampliação da igreja, construindo assim as duas torres e corredores laterais e os dois altares laterais. Outra grande reforma ocorreu em 1857, onde foi retirado o assoalho de madeira do coro e escadas das duas torres, substituindo por concreto; os forros de madeira também foram substituídos por concreto. Durante mais de 250 anos de história a igreja sofreu todas essas reformas, dentre elas a colocação e recentemente a retirada dos azulejos da fachada" (PASCOM-SJMipibu).
Atentos, os padres Matias Soares e José Lenilson, juntamente com os responsáveis pelo trabalho, Wellington Barbosa e o senhor Canindé, acompanham de perto, observando cada detalhe. Um serviço que deve ser minucioso e de qualidade, já que se configura zelo e cuidado ao patrimônio histórico-religioso do município.
Desde já, sabendo que a igreja mantém essas e outras importantes reformas, manutenções e construções por meio da ajuda financeira de fiéis-paroquianos, conclamamos o povo religioso para se fazer presente, no sentido de contribuir com este grande projeto.
Quem quiser ser parceiro de mais esta louvável e significativa obra de Deus, fazer depósito na conta: 8.038-1; Agência: 2642-5; conta da Paróquia de Sant'ana e São Joaquim.
Este blog, por inúmeras vezes, mostrou o trabalho desses religiosos, comprometidos com a igreja, com a fé cristã dos paroquianos mipibuenses e, sobretudo, engajados nas discussões sociais. Além de conduzirem seus paroquiatos de forma honrosa, têm uma visão empreendedora, a qual rende, a cada dia, construção e reforma em capelas por todo o município. Aos padres e amigos Lenilson e Matias meu respeito, admiração e agradecimento em nome de toda a população de São José de Mipibu. Querer o bem é o lema da igreja. Particularmente, sou fã desses projetos, os quais visam ao bem e à paz da coletividade.
Por trás de grandes projetos, há grandes lideranças, homens e mulheres de inteligência refinada. Administrativamente e pastoralmente, o pároco Matias Soares é um dos principais responsáveis pelo sucesso da paróquia de Sant'ana e São Joaquim em todo o estado. Ser humano de planejamento, atitude e um defensor incansável do que é ético e sensato em nome dos cristãos católicos.
Matéria e fotos: Alexandre Freire
0 comentários:
Postar um comentário
poste seu comentário