O MELHOR PÃO DA CIDADE

PRAÇA DES. CELSO SALES, N° 12 - CENTRO - SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN

SUPERMERCADO DO TELMO

O SUPERMERCADO DAS GRANDES PROMOÇÕES

CONHECER EDUCACIONAL

A ESCOLA DAS FAMÍLIAS MIPIBUENSES.

AQUI, SUA MARCA É LEMBRADA

ENTREM EM CONTATO ATRAVÉS DO EMAIL: deolhoemmipibu@gmail.com

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

DEPUTADO ESTADUAL FÁBIO DANTAS CRITICA INEFICÁCIA DA SEGURANÇA PÚBLICA

Ao criticar o sistema de segurança do Estado, que segundo ele está piorando a cada dia, o deputado Fábio Dantas (PCdoB) disse que “hoje nós pagamos um preço alto pela falta de politica publica para a Segurança, mas isso pode piorar”.
Segundo o deputado é preciso que o governo do Estado tenha atitudes definitivas e não paliativas, porque os programas falecem porque não são continuados. ”Estamos passando por uma situação de guerra civil. Os números de assassinatos são assustadores no Rio Grande do Norte e estão aumentando a cada dia”, afirmou.
Fábio Dantas fez o registro de um crime em São José de Mipibu, na região metropolitana de Natal que abalou toda a cidade, sendo vítima Francisco Vitor Batista da Silva de apenas seis anos de idade.
“A sociedade não aguenta mais o caos que se instalou. A força da criminalidade está superando toda a capacidade de resolutividade do setor de Segurança. O cidadão não está tendo assegurado o seu direito de ir e vir’, asseverou.
Fábio Dantas disse ainda que é preciso que o governo promova com urgência um concurso para a contratação de quatro mil policiais, pois a população aumenta a cada dia e o número de policiais militares diminui. Disse que cerca de 500 policiais foram para a reserva na Polícia Militar. “Se não for aumentado o número de policiais, o cidadão vai ficar sem poder sair de casa”, afirmou.
Ao final do seu pronunciamento, o deputado disse que o prefeito de São José de Mipibu cancelou o Carnaval daquela cidade pela falta de segurança.

TENENTE E NOVO COMANDANTE DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU, ISAAC LEÃO, DEFLAGRA OPERAÇÃO SÃO JOSÉ EM PAZ

Com o objetivo de reverter o quadro da insegurança que toma conta de São José de Mipibu, o novo comandante do policiamento, em atuação na área de inteligência da Polícia Militar, Tenente Isaac Leão, assumiu o comando e deflagrou a operação SÃO JOSÉ EM PAZ.

Hoje, em entrevista ao Programa Ação e Cidadania, apresentado pelo assessor de comunicação da prefeitura municipal, Daltro Emerenciano, Leão disse que será criado um disque denúncia, a partir do qual todo e qualquer cidadão poderá ligar, diretamente para a polícia, e fazer qualquer tipo de denúncia, sobretudo, sigilosa.

Quando perguntado sobre o tempo de permanência dessa louvável ação, o tenente, sem meias palavras, respondeu: "... até que a paz reine em nossa cidade". E ainda deixou um recado aos que desrespeitam o serviço da PM: "Quem tentar desafiar a polícia, será preso.

Desde ontem, a operação está nas ruas e já rendeu bons frutos, através da apreensão de motos, carros e de pessoas portando armas de fogo.

Em nome da população, deixo as boas-vindas e boa sorte diante de uma situação tão caótica que se instalou nas terras do Barão. Ninguém aguenta mais!

Matéria: Alexandre Freire
foto: Blog de Daltro Emerenciano

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

EM LUTO E DE MÃOS DADAS, FAMÍLIA CAPSMAF SÃO JOSÉ DE MIPIBU CANCELA CARNACAPS 2014

Há algumas semanas, toda a equipe do CAPSMAF (Centro de Atenção Psicossocial Manoel Amaro Freire) se empenhou para os preparativos do tão esperado CARNACAPS 2014. Interesse, força de vontade, obstinação e apoio por parte da equipe, usuários, familiares, da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa do secretário Alexandre Dantas, foram de fundamental importância. 
Porém, devido à violência que assola o município, bem como o falecimento de dois familiares de uma de nossas funcionárias, não restou outra alternativa a não ser o cancelamento do carnaval do CAPS. Toda a estrutura montada e organizada deu lugar a um momento silencioso, de reflexão, oração e pedido de paz para a nossa cidade.
As fantasias não objetivaram simbolizar a verdadeira alegria do carnaval, mas o resultado do trabalho dos próprios usuários, em oficinas, os quais confeccionaram seus adereços, sob a orientação de técnicos.
Na ocasião, embora estivessem com vontade de cair na folia, cada usuário abraçou a causa e entendeu que, naquele momento, não teríamos condição de levar o bloco CAPSFOLIA às ruas.
Passamos uma manhã tranquila, cheia de paz, com a consciência de que fizemos a escolha mais sensata. Em nenhum momento, lamentamos não sair às ruas para brincar o carnaval. A ocasião não permite. Durante a permanência na instituição, foram oferecidos lanches, distribuição de lindas camisetas, além do momento de acolhimento.
À nossa equipe CAPSMAF 2014, os agradecimentos da população que busca o serviço, pois todo cidadão sabe que trabalhar com saúde mental não é fácil, mas quando se tem compromisso, respeito e bom atendimento tudo se encaminha.

Apesar do cancelamento do evento, deixamos os agradecimentos aos parceiros colaboradores, amigos e toda a família psicossocial de São José de Mipibu a qual esteve engajada nos preparativos do nosso carnaval.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O GOVERNO DO ESTADO DO RN ESTÁ EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU, PRATICAMENTE, TODOS OS DIAS

O GOVERNO ESTÁ AQUI
A frase título desta postagem revela, no mínimo, que o Governo do Estado está trabalhando em São José de Mipibu, certo? Errado! Na verdade, o único "benefício" do atual governo estadual para com a nossa cidade é o envio de viaturas do ITEP, a fim de recolherem, infelizmente, inúmeros corpos assassinados, diariamente, sobretudo, por arma de fogo.
O GOVERNO ESTÁ AQUI
Segurança Pública dever do estado, o qual está se omitindo desta responsabilidade e direito do cidadão, agrava-se ainda mais, o que torna nossa terrinha umas das mais violentas do RN. E o Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, com o fechamento do Pronto Socorro Adulto, seria culpa de quem? Mais uma vez, de uma governadora "médica", incompetente e sem compromisso com a pasta.

Perdão pela ironia e com todo o respeito às famílias e seus entes queridos, mas, indiscutivelmente, o melhor comércio por essas bandas é o de funerária, pois morre um hoje e amarra outro para ser executado no dia seguinte. Alguém quer ganhar dinheiro? Monte, já, o seu negócio!

Matéria e fotos: Alexandre Freire

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

GERALDO BEZERRA ENTREGOU A DIREÇÃO DO CRe

Este mês, toda a família CRe (Centro de Reabilitação) foi pega de surpresa. O competente diretor daquela instituição, Geraldo Bezerra, entregou o cargo, ocupado desde o início da atual gestão municipal. Hoje, pela manhã, conversei com Geraldo e o mesmo me disse que deixará a função por priorizar o trabalho na cidade do Natal, já que é psicólogo clínico e tem consultório particular na capital.

Definitivamente, descarta qualquer desavença política e deixa os agradecimentos ao prefeito Arlindo Dantas e à vice-prefeita Fernanda Moraes pela oportunidade de poder ter dado sua parcela de contribuição àquela grande e importante instituição.

"Para mim, foi um momento de aprendizagem, realização profissional e, sobretudo, de escolhas. Fiz amigos, convivi respeitosamente com minha equipe de grandes técnicos e pessoal de apoio e saio certo de que honrei meu compromisso, fazendo o melhor para cada pessoa que buscou o CRe. Da administração do prefeito Arlindo, tive todo o apoio necessário" - disse Geraldo.

Desejamos boa sorte a este profissional competente e deixo os agradecimentos em nome da população mipibuense.

Matéria e foto: Alexandre Freire

DEPUTADO ESTADUAL FÁBIO DANTAS QUESTIONA LOTAÇÃO DE MÉDICOS DA APAMI DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Os problemas enfrentados pela população de São José de Mipibu – Região Metropolitana de Natal -, na área da Saúde foram abordados pelo deputado Fábio Dantas (PcdoB) na sessão da última quinta-feira. O parlamentar lembrou o fechamento da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância ( Apami) em abril do ano passado, ocasião em que 16 médicos foram transferidos para o Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros. Fábio Dantas explicou que a Apami passou por reformas, mas, mesmo assim, continua sem funcionar. Quanto aos médicos remanejados, estes não estão atuando no local para onde foram remanejados.
De acordo com o deputado, os 16 médicos estão trabalhando em outros hospitais estaduais. “Esses profissionais nunca foram para o Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros. Isso resultou numa demanda de médicos que, inclusive foi noticiado pelo RN TV. Hoje soube que querem fazer uma intervenção no Pronto-socorro do município para que o Hospital comece a fazer cirurgias eletivas. Mas essas cirurgias já estão sendo feitas em instituições filantrópicas. E agora o serviço de pronto atendimento será fechado. Para este Governo, fechar instituições parece ser a melhor maneira de se livrar das mazelas da saúde pública”, declarou.
Para Fábio Dantas, da forma que o Hospital Regional está funcionando hoje, fechar não seria uma novidade. “Ele já está fechado. Ele é um simples ambulatório que serve como propaganda institucional negativa da secretaria de saúde”, afirmou.
Com relação ao fechamento da Apami, Fábio disse que a instituição precisava de melhorias. “Vieram as adequações, mas, até agora, a unidade não voltou a atender as pacientes gestantes. Foram feitas reformas na infraestrutura e ela se adequou à nova realidade para procedimentos de média complexidade, também”, disse o deputado. A instituição prestava serviços há 68 anos e realizava cerca de 110 partos por mês. Além de São José de Mipibu, outros 21 municípios eram atendidos pela Apami.
Fábio Dantas também falou sobre os atendimentos de Ortopedia e Traumatologia, declarando que o Estado deve ter mais atenção com este setor. Para ele, criar um novo hospital de traumas em Natal é uma boa iniciativa, mas é preciso, antes disso, oferecer melhorias no atendimentos dos que já existem. “Não sou contra a criação do hospital de traumas na capital. Mas temos muitos e nenhum deles tem boa qualidade. Nem o básico é feito”, disse.
O deputado sugeriu que os atendimentos de Ortopedia e Traumatologia sejam oferecidos nos hospitais regionais do Estado. “A maior demanda de um hospital são os traumas, ocasionados por acidentes de trânsito. Ao invés de levar os pacientes para a capital, seria melhor que essas pessoas fossem atendidas num hospital regional”, argumentou.

A RESPONSABILIDADE DO FECHAMENTO DO PRONTO ATENDIMENTO ADULTO DO HOSPITAL REGIONAL É DO GOVERNO ESTADUAL

O município de São José de Mipibu vem se dirigir ao público em geral, em virtude de matéria veiculada na imprensa relativa ao fechamento do Pronto Atendimento adulto do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros.

Inicialmente é preciso esclarecer que aquela Unidade de Saúde é da competência única e exclusiva do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde, cabendo ao município exercer parceria visando à melhoria daquela unidade, como fora exercido na gestão do ex- governador Garibaldi Filho e da professora Wilma de Faria, quando fora estabelecido uma Coogestão entre os entes governamentais, ou seja, existia legalmente um compromisso.

O Município administra os Postos de Saúde, o Centro de Referência, o CAPS, o CEO - Centro de Especialidades Odontológicas, que funcionam na sua plenitude e possuem enorme aceitação dos usuários e da população, além de estabelecermos parcerias com a APAMI para atendimento de cirurgias eletivas, com a Liga do Câncer e diversas clínicas particulares.

Nossa atenção básica tem recebido uma atenção especial, onde rapidamente citamos:

- Colocamos 100% real das equipes do PSF;
- Reformamos com recursos próprios todos os Postos de Saúde;
- Estamos equipando todos os Postos;
- Priorizamos o CEO;
- Adquirimos e estamos concluindo as aquisições de diversos veículos novos;
- Concluímos a Unidade Básica de Saúde da COHAB e estamos concluindo os projetos de outras 03 (três) UBS;
- Centro de Referência será dotado de equipamentos modernos de Imagens.

Durante o inicio desta atual administração municipal encontramos por parte do Estado um processo avançado de esvaziamento do Hospital Regional, de tal forma, que as decisões são tomadas de forma arbitrária e abruptamente, sem qualquer discussão ou mesmo diálogo com a sociedade.

Neste contexto relembremos que desde a retirada dos médicos e quase fechamento da APAMI que a SESAP/RN começou este processo de descaso com nossa região, sendo que esse lamentável fato está se repetindo em Canguaretama, mostrando a intenção deliberada da Secretaria do Estado de fechar definitivamente o Pronto Socorro do HRMB e outros.

É importante ressaltar que as cidades circunvizinhas como Nísia Floresta, Senador Georgino Avelino e outras cidades que não possuem esse serviço usam os serviços de Pronto Atendimento desta cidade, sem partilhar qualquer recurso para a Saúde de nosso município, exceto Goianinha, que executa o serviço e recebe do Ministério da Saúde R$ 90.000,00 (noventa mil reais) mês, enquanto que São José de Mipibu gasta mais de R$ 1.080.000,00 (hum milhão e oitenta mil reais) por ano com aquela unidade.

Outrossim, o Município não se furta de cooperar com o momento atual e externou por diversas vezes a possibilidade de celebrar referida parceria, sendo que, até a deflagração da intervenção ética promovida pelo Conselho Regional de Medicina, nunca a SESAP enviou qualquer minuta de parceria, nem efetivou as reformas necessárias para a melhoria da qualidade do atendimento.

Como forma de minimizar o impasse elaboramos uma minuta de Cooperação Técnica entre os entes governamentais e submetemos no dia 21/02/2014 à SESAP/RN, bem como enviamos correio eletrônico e esperamos que seja analisado com a máxima brevidade, para que após a assinatura do termo, procedermos o Processo Seletivo para contratar médicos temporários e a partir da solução encontrada vamos sentar com os outros municípios para estabelecermos responsabilidades, deveres e direitos de todos.

Também ressaltamos nossa indignação, pois no dia 19 deste mês a SESAP promoveu o chamamento de diversos profissionais concursados, sendo que para nossa surpresa nenhum profissional foi lotado para esta unidade, comprovando o interesse do gestor Estadual de fechar o Pronto Atendimento, que acreditamos ser interesse deliberado, porquanto que os integrantes do CREME-RN quando estiveram procedendo a referida ação, receberam a resposta da direção do Hospital, que a SESAP/RN já queria fazer isso desde meados de 2013.

Com esses breves esclarecimentos, esperamos aclarar para todos cidadãos que essa gestão enfrenta todos os problemas colocados a nossa prova, com a certeza que estamos trabalhando com afinco para solucionar esse e quaisquer outras dificuldades que por ventura apareçam, pois entendemos que “GOVERNAR È ADMINISTRAR PROBLEMAS”, sendo o diferencial entre uma gestão de outra, o compromisso em resolver os impasses e dar resolutividade, pois os mesmos sempre apareceram e não iremos esconder por debaixo de tapetes, pois estamos trabalhando sem demagogia para melhorar a nossa saúde pública, para podermos ofertar uma melhor qualidade de vida na nossa cidade e para o nosso Povo.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

NUTRICIONISTA DO CAPSMAF OFERECE CURSO DE CAPACITAÇÃO ÀS COZINHEIRAS DA INSTITUIÇÃO

Durante toda a semana passada, o CAPSMAF (Centro de Atenção Psicossocial Manoel Amaro Freire) ofereceu curso de capacitação às cozinheiras da instituição. Em pauta, qualidade nutricional, alimentação saudável, manuseio de alimentos e outros temas importantes. O curso foi ministrado pela competente nutricionista da casa, Carolina Galvão, com apoio da estagiária de nutrição, Edilma.

É importante ressaltar que o CAPS São José de Mipibu oferece, diariamente, quatro refeições, sendo o desjejum, às 8h; lanches nos horários das 9h30min e 15horas e almoço para técnicos (ao meio-dia) e usuários que permanecem durante expediente integral (intensivos).
Usuários em momento de refeição (lanche das 9h30min).
Desde janeiro 2013, a direção mantém diálogo constante com a nutricionista a fim de oferecerem o que há de melhor e mais nutritivo em alimentação saudável e bem elaborada. A instituição conta com cardápio semanal diferenciado e per capita.
Na imagem, Wanúsia, Edilma, Luzia, a nutricionista Carol Galvão, Elanya e Geralda. A direção deste centro psicossocial agradece o empenho dessas profissionais, pois reconhece o esforço, determinação, compromisso e o desejo de servir e tratar bem aos usuários de algum tipo de transtorno mental. Afinal, um dos principais focos é o atendimento humanizado, o qual já é referência no estado do RN.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

DEPUTADO FÁBIO DANTAS DIZ QUE O GOVERNO NÃO PRIORIZA A SAÚDE PÚBLICA

Os problemas enfrentados pela população de São José de Mipibu - Região Metropolitana de Natal - na área da Saúde, foram abordados pelo deputado Fábio Dantas (PcdoB) na sessão desta quinta-feira. O parlamentar lembrou o fechamento da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância ( Apami) em abril do ano passado, ocasião em que 16 médicos foram transferidos para o Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros. Fábio Dantas explicou que a Apami passou por reformas, mas, mesmo assim, continua sem funcionar.
“No momento do fechamento, infomaram que a Apami precisava de melhorias. Vieram as adequações, mas, até agora, a unidade não voltou a atender as pacientes gestantes. Foram feitas reformas na infraestrutura e ela se adequou à nova realidade para procedimentos de média complexidade, também”, disse o deputado. A instituição prestava serviços há 68 anos e realizava cerca de 110 partos por mês. Além de São José de Mipibu, outros 21 municípios eram atendidos pela Apami.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

"NÃO É HORA DE DIVIDIR A CATEGORIA" - DISSE ADRIANA SUASSUNA

Já diz o velho ditado: a união faz a força. Infelizmente, essa frase não foi totalmente respeitada, durante a assembleia dos professores ontem. Muitos dos que fizeram suas considerações criticaram membros sindicalistas por estes usarem a ponderação e o diálogo durante as negociações. Mas... qual a melhor forma de se resolver qualquer problema?! Não é através desses meios???

Retrucando tal comportamento, a professora e diretora do CMEI-Pau Brasil, Adriana Suassuna, reconhece o trabalho do Núcleo Sindical dos Trabalhadores em Educação e pediu para que a categoria não se dividisse. "Devemos reconhecer a luta do nosso sindicato junto à categoria, pelos avanços e tantas conquistas" - disse Adriana.
Para reforçar tal argumento, o sindicalista, Marcelo Dantas, deixou o seguinte questionamento aos que estavam na assembleia: "Será que estamos dispostos a lutar? Será que estamos todos unidos?
Pelo jeito, existem outros interesses além da luta pelos direitos da educação. Espero que o interesse aos alunos que não podem pagar uma escola particular esteja em pauta. Isso ainda vai render muito!

Matéria e fotos: Alexandre Freire

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

"É ÍMPAR OU PAR, SE DER ÍMPAR VOCÊ CHUPA, SE DER PAR VOCÊ ME DÁ!" - DISSE ROSSINE HOLANDA NA ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES

Professor Rossine Holanda
Indiscutivelmente, a assembleia, realizada, hoje, na Escola Municipal Profº Severino Bezerra de Melo, pelos educadores mipibuenses foi significativa em função da presença da coordenadora estadual Fátima Cardoso e, sobretudo, pelo momento de discussão e reivindicação da classe trabalhadora. Um momento no qual prevaleceu o bom senso e projeções de acordo junto ao Executivo, pautados no respeito e desejo de lutar em favor dos direitos da categoria.

Ao facultar a palavra, um dos oradores, o competente professor Rossine Holanda, para descontrair o grande público presente, disse a seguinte frase: "É ÍMPAR OU PAR? SE DER ÍMPAR VOCÊ CHUPA, SE DER PAR VOCÊ ME DÁ". Provavelmente, pelo que entendi, extrapolando o cômico, o professor usou trecho de uma música de um grupo de forró, metaforizando a situação do acordo entre categoria e prefeitura em conceder ou o aumento de 8,32% ou a implantação da hora atividade.

Entendo que, mesmo a frase tendo um peso muito grande, diante da importância de uma assembleia da educação, estava, dentro de um contexto permitido, a partir do qual a linguagem figurada teve prevalência sobre à literal. Sem querer defender o amigo Rossine, mas não devemos interpretar tal frase ao pé da letra, caso contrário, incorreremos em erro e incoerência para o momento enunciativo a partir do qual estava inserida. Fica a dica!

Matéria e fotos: Alexandre Freire

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PREFEITURA MUNICIPAL APRESENTOU PROPOSTA AO SINDICATO DOS EDUCADORES MIPIBUENSES

Hoje, o Núcleo Sindical dos Trabalhadores em Educação de São José de Mipibu se reuniu com o Executivo, no gabinete do prefeito, para  discussão de pontos elencados em pauta pela categoria.
Atento, o prefeito Arlindo Dantas ouvia cada um dos sindicalistas e suas reivindicações em nome dos educadores. Como tive de me ausentar, em função de responsabilidades de trabalho, não sei como essa reunião terminou.
Segundo informações, repassadas por alguns professores, a gestão apresentou algumas propostas, as quais serão apresentadas, amanhã, durante uma nova assembleia, que será realizada, no Municipal, a partir das 8h30min.

Torçamos para que o entendimento e o bom senso prevaleçam durante as negociações. Afinal, Educação é um direito de todos, principalmente, daqueles que não têm condição econômica, para colocarem seus filhos numa escola particular.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

JORNADA PEDAGÓGICA MOVIMENTA A EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Durante toda a manhã de hoje, no espaço de eventos da Maçonaria, aconteceu a Jornada Pedagógica 2014, promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Prefeitura Municipal de São José de Mipibu.
Professores, diretores, supervisores, coordenadores escolares e outras autoridades da área compareceram em grande número.
O chefe de gabinete da prefeitura municipal, Clidenor Ferreira, representou o prefeito Arlindo Dantas. Em suas palavras, deixou claro que Arlindo não medirá esforços para melhorar a educação do município.
O presidente do Núcleo Sindical dos Trabalhadores em Educação, Joaquim Tomé, saudou a todos e convocou a categoria para mais uma assembleia, que se realizará, amanhã pela manhã, na Escola Municipal Profº Severino Bezerra de Melo. Segundo ele, "Amanhã teremos uma assembleia decisiva!"
O vereador e presidente da câmara municipal, José de Figueiredo Varela, relembrou o tempo em que esteve secretário de educação. Para ele, foi um momento de aprendizagem e crescimento profissional.


Já o presidente do Conselho Municipal de Educação, Marcelo Dantas, convocou a categoria, em massa, para as reuniões do conselho. Na pauta, alteração no currículo e outras reivindicações.
Com base na temática da jornada, AÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA: REFLEXÕES E DESAFIOS, a secretária da pasta, Lúcia Martins, discorreu sobre alguns pontos e reafirmou o compromisso, empenho e ações em prol da melhoria do nosso ensino, da estrutura física das escolas e respeito aos direitos dos professores.
Na imagem, para homenagear a educação mipibuense, cinco ex-secretários municipais de educação de São José de Mipibu. Cada um com seu estilo, inteligência e forma de conduzir uma pasta de extrema responsabilidade. Indiscutivelmente, todos se esforçaram para honrar a pasta e deram sua parcela de contribuição. José Figueiredo, Cláudia Barros, Rosália Varela, Ana Ferreira e Cilene Gurgel.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

sábado, 15 de fevereiro de 2014

PARABÉNS, EVANDRO MELHORZINHO!

Hoje, 15 de fevereiro, é dia de abraçarmos o nosso amigo Evandro Melhorzinho, por ocasião da sua data natalícia. Evandro, além de ser uma pessoa querida pelos amigos e um cidadão de bem, desenvolve um grande projeto social aos finais de ano (O NATAL SEM FOME), uma iniciativa na qual arrecada quilos de alimentos para serem distribuídos a pessoas carentes de São José de Mipibu.

Que Deus possa prolongar os anos de vida dessa pessoa que só pensa em fazer o bem à coletividade. Saúde, paz e muito sucesso. Os parabéns do blog De Olho em Mipibu!!!

Matéria e foto: Alexandre Freire

O CARNAVAL E O CAOS SOCIAL - PELO PADRE MATIAS SOARES (SÃO JOSÉ DE MIPIBU)

O Brasil vive uma pressão constante das classes populares. Depois das manifestações acontecidas nas ruas, que continuam em menor escala nos vários recantos do País, a cara da nossa real situação social está mais revelada. Com a força dos meios de comunicação a serviço do poder político e econômico, os mundos das fantasias aparecem mais do que o real da vida dos cidadãos. O País é apresentado no exterior como a Alice que vive no mundo das maravilhas. Lembro-me que ainda quando estava estudando em Roma, nalgunas viagens por países europeus, sempre era questionado pelo carnaval e o futebol. Parecia que era só o que existia nas nossas terras. A cultura brasileira é vista sob estas duas manifestações lúdicas. Não conhecer as raízes históricas e geográficas do povo brasileiro, tornou ainda mais susceptível o repasse desta imagem dum Brasil, que mesmo com tanto carnavalismo e festividades, vive um Oasis da democracia latino americana em pleno desenvolvimento econômico e social.
Uma reviravolta que não estava sendo esperada aconteceu: As periferias das classes sociais começaram a ter acesso às Redes Sociais. Conseguiram expressar suas inquietações a partir do seu mundo, suas exclusões e anonimatos. Os sem voz e sem oportunidades de fala nos grandes centros se organizaram para ir aos lugares mais visíveis. Ninguém pode segurar. Até os Rolezinhos começaram a acontecer. Os jovens, que ainda não têm concepções ideológicas determinadas, mostraram que existem vontades que precisam ser compartilhadas. Querem estar com os outros e mostrar uma face que os pais já não conhecem. Estes sinais demonstram que vivemos uma época nova na política brasileira, que, sem dúvida, ainda não visualizamos aonde vai parar. E não sabemos para onde vai porque sempre tivemos uma política desagregada da administração, sem planejamento e objetivos para longo prazo. Não existe política de estado, mas de governo. Quando um quer se perpetuar no poder e para isso, os fins justificam os meios, o pragmatismo político torna as possibilidades imediatas o caminho mais fácil a ser percorrido; e por isso, todos querem um lugarzinho, pois sabem que terão poder e dinheiro, mesmo sem qualificação e probidade ética. O vício gera vício.
Existe um Caos Social que a política brasileira reconhece; mas não está preocupada, nem tem competência para enfrentar. Se o fizesse, perderia o Status Social que determinou a história política, geográfica e econômica deste País. Vejamos que a falta dos Direitos Sociais Básicos é uma chaga que aflige a vida de todos os cidadãos desta tão amada nação. Quando falo de Caos Social, volto minha leitura da realidade para estas carências do dia a dia das populações, principalmente, as mais pobres e sofridas. Diante disto, deveríamos nos perguntar: Por que investimos tanto em festas carnavalescas, quando, o que o povo mais precisa é que outros serviços sejam atendidos? Por que não perguntam à população? O jogo do pão e circo funciona, mas é sintoma da ausência dum nível de educação de qualidade, que deve ser pensada integralmente, desde a melhoria da situação formativa e econômica dos professores até o cuidado humanizado de todos os alunos e demais funcionários; e ainda, duma falta de sensibilidade dos representantes para com suas responsabilidades, enquanto servidores do Povo e zeladores do Bem Social. O Carnaval pode ser visto como cultura, quando parte dos sentimentos que foram tecidos na e pela história dum povo. Como nos falta conhecimento, o sem sentido confunde ainda mais as nossas raízes.
Diante destas complicações sociais e carências de bens e serviços que estão nas nossas cidades e pequenas comunidades, será que não poderíamos rever as prioridades que deveras são importantes para as pessoas? No mínimo, nos preocupemos com o justo meio. Lutemos para que a segurança pública, a saúde, a educação, o esporte, o saneamento básico, o cuidado com as periferias das cidades, a prevenção e o combate às drogas, trabalho e outros bens sociais sejam buscados para a promoção humana de todos! Não deixemos que o êxtase confunda este despertar social e político dos cidadãos, pois de modo mais politizado e sem violência, esperamos que isto não pare. Por fim, falar em Carnaval e Caos Social é, antes de tudo, instigar uma reflexão de todos para que num País que sedia uma Copa do Mundo a preocupação pela Justiça Social não seja esquecida e o que é para o Bem Comum seja uma luta constante dos que têm consciência do seu protagonismo na busca por um mundo melhor, a partir da nossa realidade e do nosso chão. Assim o seja!
Pe. Matias Soares
Pároco de São José de Mipibu-RN e Vig. Episcopal Sul

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SÃO JOSÉ DE MIPIBU - SEMTHAS APRESENTA PROGRAMAS SOCIAIS ÀS COMUNIDADES RURAIS

O blog De Olho em Mipibu passou toda a manhã de hoje na comunidade de Sítio Buraco, para acompanhar mais um trabalho social da SEMTHAS (Secretaria Municipal do Trabalho, da Habitação e Assistência Social). O principal objetivo desta ação foi levar informações à população sobre os programas desenvolvidos nesta pasta, pela Prefeitura Municipal de São José de Mipibu.

A secretária do social, Shillen, e uma das coordenadoras, Socorro Melo, abriram os trabalhos, fazendo um retrospecto positivo dos programas que vem sendo desenvolvidos no município.
A amiga Joelma, competente coordenadora do Programa do Leite, fez uma explanação geral sobre o referido programa, sobretudo, a necessidade do recadastramento de pessoas, visto que muitas dessas as quais visam ao benefício têm cadastro em outras cidades.
Antes, porém, da explanação geral dos cursos oferecidos pelo PRONATEC, Socorro Melo deixou claro que a SEMTHAS fará uma vasta divulgação desses e de tantos outros serviços oferecidos pelo município a outras comunidades. Ao lado, Tatiana Paiva confirmou inscrição este ano para vários cursos, oferecidos às comunidades, conforme necessidade de cada lugar.
As pessoas que almejam aos cursos do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) deverão ter idade mínima de 16 anos e estarem em sala de aula devidamente matriculados. Quem quiser buscar se profissionalizar, entrar em contato com a secretaria, das 8h às 13h, levando documentos pessoais e comprovante de residência.
Maricélia de Oliveira ficou na responsabilidade de divulgar os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.

O CREAS , Centro de Referência Especializado de Assistência Social, esteve muito bem representado pela psicóloga Isabelle Bezerra. Essa instituição é responsável pela oferta de atendimentos especializados de apoio, orientação e acompanhamentos a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

A porta de entrada aos serviços da SEMTHAS está na responsabilidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Em São José de Mipibu a prefeitura dispõe de duas dessas unidades: Centro e Pau Brasil. Na ocasião, a equipe centro falou da importância da referida instituição e os serviços oferecidos.
Parabenizamos a assistente social, Hosana Barbalho, pela relevante explanação e/ou esclarecimentos sobre a importância de se fazer o CADASTRO ÚNICO, a partir do qual as pessoas passam a ser beneficiadas com os inúmeros programas sociais oferecidos. Muito segura e conhecedora da função para a qual foi designada, Hosana apresentou um discurso de conscientização às pessoas que prestigiaram a reunião.
Na hora do Programa Habitacional, até as crianças pararam para prestarem atenção. Afinal, o sonho da casa própria começa na infância.
Suênia Abrantes trouxe todas as informações necessárias para quem sonha ser contemplado(a) com as casas do projeto federal em parceria com as prefeituras. Visando diminuir o déficit habitacional urbano e rural e melhorar a qualidade de vida, por meio de uma moradia digna, Suênia, elencou as etapas para os interessados em fazer parte do programa: PRÉ-CADASTRO (interesse do prefeito Arlindo Dantas na busca do projeto); ENCAMINHAMENTO À CAIXA PARA ANÁLISE; GPS - LEVANTAMENTO DOS PERFIS SÓCIO-ECONÔMICOS, ENDEREÇOS ETC; ASSINATURA DO DOSSIÊ; CONTEMPLADO; CONSTRUÇÃO DO IMÓVEL e ASSINATURA DO CONTRATO.

.Onde se cadastra: Setor de Habitação da SEMTHAS;
.Documentos necessários: RG, CPF, Título Eleitoral do município, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência.
. Quem pode: Todo cidadão emancipado e de baixa renda. O nosso município se enquadra na faixa 1, que é de 0 a 3 salários.
Durante todo o encontro, os diversos segmentos do social agradeceram ao prefeito Arlindo Dantas pelo apoio total a todos os programas sociais, os quais estão funcionando a todo vapor. Ao final, técnicos da SEMTHAS se reuniram para um registro para as lentes do blog. Agradecemos ao convite e ao carinho.

Matéria e fotos: Alexandre Freire