Após reforma e ampliação, o Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, em São José de Mipibu, foi entregue na tarde desta segunda-feira (17) pela Governadora Rosalba Ciarlini, juntamente com o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Fonseca, a Diretora do Hospital, Isabelle Grilo, o Prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, entre outras autoridades.
Por meio de recursos da ordem de cerca de R$ 670 milhões, o Hospital foi reformado e ampliado em diversos setores, incluindo enfermarias, centro cirúrgicos, farmácia e laboratórios.
A unidade, que atende a população de São José de Mipibu e de mais 26 municípios circunvizinhos, teve sua capacidade aumentada de 35 para 53 leitos. A maternidade do hospital atende mensalmente 600 gestantes, e o pronto-socorro infantil recebe cerca de 800 crianças por mês.
O Secretário Luiz Roberto destacou a importância do investimento na área da saúde e parabenizou a Governadora Rosalba Ciarlini pelo trabalho realizado na atual gestão. “Gostaria de dar os parabéns a Governadora pelo espírito público e por ter trabalhado para realizar um programa nunca visto antes na história do Rio Grande do Norte, que foi a reforma simultânea de 12 hospitais do estado”, disse.
A Governadora Rosalba Ciarlini falou da gratidão por ver o resultado de um trabalho realizado, e da emoção de investir em vidas. “Passamos por momentos difíceis, mas tudo vale a pena quando podemos olhar e ver que um hospital que antes realizava 25 partos por mês, agora realiza 250. Esse é o melhor investimento que poderíamos fazer”, declarou.
Na ocasião, a Ala Materno Infantil recebeu oficialmente o nome de Nelma Maria Ribeiro da Silva, em homenagem póstuma à servidora que atuou no hospital desde a sua inauguração.
O Hospital
A estrutura física do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros é dividida em três blocos: o primeiro é composto por urgência e emergência, setor administrativo, laboratório e ambulatório. O segundo bloco conta com centro cirúrgico e setor de internamentos materno infantil. Já no último bloco encontram-se o a lavanderia, o almoxarifado, o setor de nutrição e a central de abastecimento farmacêutico.
A reforma garantiu a recuperação da cobertura, pintura da fachada, readequação da entrada de hospitais, além de melhorias no laboratório, farmácia, centro-cirúrgico, pronto-socorro, recepção, almoxarifado, e setor administrativo.
É a primeira vez que o hospital recebe uma reforma, desde a sua inauguração em 17 de setembro de 1996.