domingo, 6 de novembro de 2016

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL É O TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2016

Do R7
De acordo com o Ipep, o texto a ser apresentado deve ser dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhasReprodução
Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) enfrentam a temida redação na tarde deste domingo (6). O tema deste ano será os "caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil", divulgou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) após o início da prova.
Além da redação, os estudantes têm 5h30 para concluir 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.
De acordo com o Ipep, o texto a ser apresentado deve ser dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores.
Um texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos.
O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.
Após o início do teste, os estudantes têm duas horas para deixar os locais de prova. Para levar o caderno de questões para casa, o participante deve esperar até 30 minutos antes do término da prova. Ou seja, no caso deste domingo, que a prova é mais longa, é necessário aguardar até às 18h30 para deixar o local de prova com o material.
Motivos para tirar zero na redação do Enem:
— Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
— Entregar a folha de redação sem texto escrito;
— Escrever até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo;
— Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
— Desrespeito aos direitos humanos;
— Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, e;
— As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário